Cotidiano

Campanha que arrecada alimentos homenageia professor Mandulão

Professor indígena Fausto da Silva Mandulão (1961-2020), faleceu na noite da última quarta-feira (3) por conta do Coronavírus (Covid-19)

A campanha solidária Professor Fausto Mandulão arrecada fundos, alimentos, tecidos para confecção de máscaras, Equipamento de Proteção Individual (EPI), cestas básicas, roupas e produtos de higiene pessoal, para serem doadas às comunidades indígenas de Roraima. A iniciativa começou no sábado (6) e se encerrará no dia 6 de agosto. 

“Dependendo da demanda, a gente vai ser se estende ou não. Não é uma arrecadação que a gente vai esperar até a data limite para começar a distribuir. Nas primeiras arrecadações que obtivermos a gente já vai começar a fazer a logística de distribuição”, pontuou Vinicius Rocha, um dos organizadores da campanha.

A arrecadação será feita em algumas frentes, sendo que a primeira delas é a doação de mantimentos em sistema de drive-thru, que está funcionando a partir desta segunda-feira (8), na rua Jesus Cruz, nº 466, no bairro Liberdade, zona oeste da capital. O horário da arrecadação será entre as 9h e 18h.

Já a segunda frente será realizada por meio de uma feira online de arte, onde artistas interessados doarão suas obras para exposição que ocorrerá nas contas de Instagram das entidades organizadoras da campanha (Casa 78 e a Resistir Produções).

Quem se interessar em comprar algum dos trabalhos expostos devem entrar em contato por meio dessas contas nas redes sociais e realizará o pagamento por meio da conta nº 22331209-3, Agência 001 (NU pagamentos S.A). A entrega será feita por meio do sistema de drive-thru ou entrega, a combinar. Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas através do endereço https://doa.la/campanha-fausto-mandulao/

Campanha homenageia professor indígena vítima da Covid-19

Um dos criadores e coordenadores da Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opirr), o professor indígena Fausto da Silva Mandulão (1961-2020), que faleceu na noite da última quarta-feira (3) por conta do Coronavírus (Covid-19), é homenageado da campanha.

Nascido na comunidade do Boqueirão, localizada no município de Alto Alegre, e de etnia Macuxi, Mandulão dedicou 41 anos de sua vida a educação indígena, sendo que, nos seus últimos anos de vida, atuou na região da Tabalascada, no município do Cantá.

Por conta de sua forte atuação na causa indígena e buscando preservar a memória e luta dele em favor dos povos, os organizadores da campanha decidiram homenageá-lo, dando seu nome a campanha. A iniciativa também agracia os educadores Elisabeth Ribeiro, Maika Ferreira de Melo, Dulcirene Freitas e Luiz Emiliano, que também perderam a batalha contra o Coronavírus.

“É preciso organização para que possamos defender os direitos já garantidos para nosso povo. Precisamos estar sempre preocupados, organizados e atentos em sociedade para que não sejamos surpreendidos com a retirada de nossos direitos”, disse Mandulão, ainda em vida.