Cotidiano

Campo Experimental de girassóis será aberto para visitação pública

Evento terá ciclo de palestras voltadas aos produtores

O Campo Experimental 2021 será aberto para visitação pública, onde serão apresentados os resultados da produção agrícola de Boa Vista neste sábado, 31. O evento será no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT), localizado no Bom Intento, zona rural de Boa Vista  que também vai contar com um ciclo de palestras voltadas aos produtores.

Trata-se de uma nova área destinada para o plantio de cultivares. Ao todo, já foram implantadas, em três hectares de terra, 33 cultivares de milho, 32 cultivares de soja, sorgo boliviano 4 de capim e girassol. O plantio se iniciou em maio deste ano e o Campo Experimental acontece em Boa Vista desde 2018.

No evento deste sábado, serão avaliados pelos técnicos quais cultivares vão se adaptar as condições climáticas de Roraima. Algumas sementes já foram plantadas em 2019 e 2020, agora vamos ter mais um ano com esses cultivares e assim confirmar a plena adaptação.

Na ocasião, também serão entregues equipamentos agrícolas, como tratores, arados, calcariadoras, plantadeiras, grades aradoras.

O Campo Experimental foi idealizado pela prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, com a proposta de buscar informações sobre variedades de cultivares com maior resistência às pragas e doenças e também sobre destaque em produtividade.

Os materiais utilizados no campo são fornecidos por grandes empresas multinacionais do ramo de melhoramento genético de sementes, fertilizantes e insumos biológicos, que manifestam interesse em testar a adaptabilidade destes materiais em Boa Vista.

Ao final do experimento, haverá o compartilhamento das informações em um banco de dados consolidado que possibilitará ao produtor maior assertividade na escolha de sementes mais produtivas. No encontro, serão tomados todos os cuidados para evitar contaminação da covid-19.

Ciclo de Palestras – As palestras vão contar com a participação de Antônio Alexandre Bizão – Mestre em fertilidade de solo e Fábio Luis Val Guths – engenheiro agrônomo. 1 º Tema: Benefício do pó da rocha na agricultura sustentável; 2º Tema: Tecnologias embarcadas em sementes de milho.

Vacinação contra Covid-19 – No sábado, 31, das 9h às 12h, equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão no local para aplicar a vacina contra o coronavírus, obedecendo o calendário determinado pelo Ministério da Saúde e a faixa etária a partir de 18 anos. Para garantir a imunização, é necessário levar comprovante de residência e um documento pessoal com foto.

Publicidade