Cotidiano

Campo do ‘Cachorrão’ é alvo de disputa entre Prefeitura e Associação

O presidente da Associação dos Desportistas Amadores do Bairro Senador Hélio Campos (Adasul), Altervir Gonçalves, mais conhecido por Cachorrão, denunciou para a Polícia e a Procuradoria Geral do Estado, que fiscais da Emhur (Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional do Município de Boa Vista) estiveram no campo da Associação, na Rua Izidio Galdino da Silva, no bairro Senador Hélio Campos, e colocaram uma placa informando que aquela área era institucional.  

“Fui surpreendido com os fiscais colocando a placa no local e ao perguntar o que estava acontecendo fui mal recebido pelo fiscal, que não se identificou e nem informou porque estava colocando a placa, falando comigo com truculência”, disse. “Ora, todo mundo me conhece como Cachorrão, todas as crianças e adultos que moram no bairro e adjacências me conhecem e sabem da minha luta pelas ações sociais que fazemos aqui há mais de 20 anos, inclusive as autoridades de segurança me conhecem e atendem aos nossos ofícios quando fazemos festas e competições esportivas”, disse.  

Cachorrão afirmou que o fiscal ainda o ameaçou de prisão, caso a placa sumisse do local. “Nunca fui tão humilhado. Todos sabem que não sou de briga e o fiscal me ameaçou que se eu tirasse a placa ou se a placa sumisse que viria aqui com a polícia para me prender”, afirmou. 

Ele registrou boletim de ocorrência no 5º Distrito Policial e pediu apoio da Proge para averiguar toda a documentação que lhe foi entregue cedendo o terreno para usufruto da Associação. 

“A Proge disse que vai acompanhar a situação, mas já me adiantou que ficasse tranquilo e que tem ciência de que o terreno é da Associação”, disse.  

De posse de documentos que comprovam a propriedade do terreno que foi cedido pelo Estado na época em que Flamarion Protela foi governador, Cachorrão disse que a Associação foi criada há mais de 20 anos e é dona do terreno que mede 130 por 90 metros, onde funciona o campo de futebol, próximo à Casa do Cidadão. A Associação trabalha com ações sociais voltadas para crianças, adolescentes e adultos nas áreas esportivas, cultural e de recreação.

“O parque de diversões vem para o local e geramos emprego e renda para as pessoas do bairro. O Sérgio Pillon, diretor da Emuhr, conhece a luta que tivemos para ficar com essa área, sabe que essa área é do Governo, então chamem os fiscais e mande retirar essa placa.Todos têm conhecimento de que esta área é institucional do Governo do Estado. Inclusive já fizemos várias promoções esportivas e culturais em parceria com a própria Prefeitura de Boa Vista”, afirmou.

PREFEITURA – Em nota, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura publicou: “A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (EMHUR) informa que o local consta nos registros como área institucional. Reforçamos que essas áreas não podem ser ocupadas, porque são destinadas à instalação de equipamentos comunitários”.

GOVERNO – Já a Secretaria de Comunicação do Governo do Estado informou pela Seed (Secretaria de Estado da Educação e Desporto) que o espaço denominado Campo do Cachorrão, localizado no bairro Senador Hélio Campos pertence ao Governo do Estado. (R.R)