Cotidiano

Candidatos da lista de espera vão entrar com ação contra Setrabes

Eles dizem que Setrabes recontratou ex-servidores do seletivo de 2012 para o cargo de agente sócio-geriátrico

Candidatos classificados na lista de espera para o cargo de Agente Sócio-geriátrico, do concurso realizado pela Setrabes (Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social) em 2018, estão se mobilizando para entrar com ação no MP (Ministério Público Estadual) contra a Setrabes. Segundo eles, a Secretaria está recontratando servidores do seletivo de 2012 para assumirem a função de agente sócio-geriátrico de forma comissionada, no Abrigo do Idoso, ao invés de convocar o pessoal da lista de espera.

Lucélia Freitas, aprovada na lista de espera, explicou que a Setrabes, em cumprimento a um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) assinado com o MP (Ministério Público Estadual), exonerou todos os seletivados que entraram em 2012, para que desse posse aos concursados. “Até ai tudo bem, se ela [secretaria] não estivesse recontratando pessoal do seletivo e que já foi exonerado para atuar como sócio-geriátrico no Abrigo do Idoso. Por que não chamar a gente da lista de espera?”, questionou. 

“Existe um concurso público vigente que vence este ano, prorrogável por mais um ano. Se tem candidato na lista de espera, a secretaria não pode preterir os da lista de espera que fizeram o concurso em prol de comissionado”, ressaltou. Lucélia afirmou que teve acesso à escala de plantão do Abrigo do Idoso do mês de abril e percebeu que existem dois ex-servidores que foram exonerados em março e retornaram como comissionados.

Setrabes diz que idosos sentiram falta dos recontratados 

A secretária-adjunta da Setrabes, Geisla Ferreira, afirmou que os classificados na lista de espera serão chamados conforme a necessidade. “De fato fizemos a recontratação de três ex-servidores do seletivo para atuarem como apoio e não como agente sócio-geriátrico”, disse.

A recontratação, segundo ela, foi pelo fato de entender que os idosos têm uma saúde emocional frágil e se apegam fácil as pessoas. “Ouvimos a psicóloga do Abrigo do Idoso, que nos relatou que alguns idosos pararam de comer e outros não queriam tomar banho com os agentes sócio-geriátricos contratados do concurso para exercerem as funções”, comentou a secretária-adjunta.

“Então recontratamos esses ex-seletivados que já trabalhavam com esses idosos, para atuarem como apoio. E fizemos isso não foi simplesmente para satisfazer a vontade desses idosos, mas foi pela saúde emocional e qualidade de vida dele, de aconchego, pois o vínculo já havia sido criado entre o idoso e o profissional que cuidava dele. O sócio-geriátrico vai desenvolver sua função normalmente, mas com apoio desse pessoal que recontratamos”, esclareceu Geisla.

SÓCIO-ORIENTADOR – Quanto aos agentes sócio-orientadores, Geisla explicou que quando assumiram a gestão da Setrabes foram ao MP, que fez uma recomendação via ofício de desvio de função. “Observamos que tanto agente sócio-instrutor quanto agente sócio-orientador nós tínhamos um quantitativo muito bom já no chamamento do concurso, a maioria deles estava assumindo suas funções, mas muitos com desvio de função”, ressaltou.

Geisla disse que ao perceberem o grande número de desvio de funções, o sindicato e todas as unidades onde eles exercem suas funções foram notificados. “Com isso regularizamos com o quantitativo que estava realmente sendo necessário e conseguimos absorver e suprir a demanda, e estamos administrando com os plantões e diárias”, comentou. (E.R.)