Cotidiano

Candidatos protestam contra suspensão do concurso da PM

O protesto só terminará quando o governo divulgar resposta positiva sobre continuidade do certame

Os candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar de Roraima organizaram na manhã do dia 28, protesto em frente ao palácio Senador Hélio Campos, para reivindicar posicionamento do governo em relação a um novo cronograma para novas etapas do concurso.  De acordo com o representante dos concurseiros, Eduardo Borges, é previsto o comparecimento de mais de mil pessoas no ato que durará por tempo indeterminado.

O concurso foi suspenso desde fevereiro pelo Governador Antonio Denarium sob alegação da falta de recursos em detrimento da crise financeira que se encontra o estado. 

“Esperamos que os 1.138 classificados na primeira etapa da prova objetiva compareçam aos acampamentos com objetivo de reforçar as cobranças feitas ao governo estadual. A luta é coletiva, mas a posse é individual. Esse será o nosso último manifesto para chamar a atenção para uma resposta final”, disse Eduardo.

Ainda de acordo com Borges, a incerteza do dia para a realização das três últimas etapas do concurso causa apreensão a todos que se dedicaram e investiram financeiramente para comporem equipe da Polícia Militar.

“As próximas provas requerem saúde psicológica e física. Treinamos e não sabemos o que esperar do governador que só nos enrola. O único apoio que temos é do Deputado Federal Nicolleti que modera nossas conversas com o governo e que de acordo com ele, não tem o porquê não sermos atendidos nas reivindicações. Passamos dois meses em conversa com a Assembleia Legislativa e conseguimos recursos de mais de R$ 1 milhão para a continuidade do concurso por meio da Lei Orçamentária 2019”.

O representante dos concurseiros ainda ressaltou outras reivindicações, como o uso da Força Nacional na segurança pública de Roraima. Para ele a solução é que com a finalização do concurso, os classificados tomem posse e atuem na defesa da população. 

“Sabemos que o efetivo da Polícia Militar causa insegurança na população. A Força Nacional não resolve o problema da criminalidade, então convocamos a todos os envolvidos no concurso para abraçar a causa e tenhamos uma resposta positiva do governo”

Relembre o caso – A polícia Militar de Roraima divulgou edital ofertando 400 vagas para soldados. Os concorrentes foram avaliados por meio de provas de conhecimentos em dezembro de 2018 e foi publicada a primeira lista de classificados. A expectativa era que as demais etapas fossem realizadas no decorrer desse ano, o que ainda não aconteceu. O governo estadual havia anunciado o cancelamento do certame para buscar equilíbrio das contas públicas, o que gerou revolta nos concurseiros. Dois dias depois o governador voltou atrás e afirmou que analisaria a situação, e somente depois informaria o posicionamento oficial.

O que diz o Governo – Por meio de nota o governo estadual informou que ainda estuda o novo cronograma para as próximas etapas do concurso da Polícia Militar de Roraima e que após o término da análise, os novos prazos das etapas do concurso serão publicados em Diário Oficial.