Cotidiano

Candidatos se confundem com horário e perdem prova do Enem

Alguns estudantes que prestariam o primeiro dia de provas do Enem hoje chegaram pouco depois do meio-dia, hora que fechou os portões no Estado

A diferença de horário de Brasília para Roraima acabou confundindo alguns candidatos que foram fazer o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo, 03. Em um dos locais de aplicação, na Escola Ana Libória, ao menos duas pessoas não chegaram a tempo para fazer a prova e outras duas entraram no último minuto.  

A programação do exame seguiu o horário oficial de Brasília, onde os portões foram fechados às 13h. Em Roraima, no entanto, a abertura dos portões ocorreu às 11h e o fechamento às 12h. “Achava que poderia entrar até às 13h, no horário de Brasília. Não tinha visto que seria o horário local”, lamentou o candidato Matheus Silva, de 18 anos, que não conseguiu fazer a prova.

O estudante Bruno Ferreira, também de 18 anos, quase perde o certame pelo mesmo motivo. “Meu pai me avisou nos últimos minutos que a prova seria no horário local e não de Brasília. Então peguei minhas coisas e saí correndo para chegar a tempo”, disse o jovem, que tentará cursar Análise de Sistemas.

Mas, entre os atrasados do Enem, também há aqueles que deixam para entrar no local de prova no último minuto antes do fechamento dos portões de forma proposital. É o caso do candidato Francismar Galvão, de 39 anos, que fará o exame pela oitava vez. “Moro próximo da escola e deixei para vim em cima da hora mesmo, para me concentrar melhor. Meu sonho é fazer Medicina e espero obter êxito melhor esse ano”, contou.