Cotidiano

Candidatos denunciam desorganização em concurso para Polícia Penal

Segundo os denunciantes, o teste psicológico foi aplicado de maneira desorganizada e as orientações estavam confusas

Candidatos do concurso público da Secretaria da Justiça e Cidadania de Roraima (Sejuc) para o cargo de policial penal entraram em contato com a reportagem da FolhaBV para denunciar a execução do teste psicológico, que ocorreu no dia 14 de março.

Conforme os denunciantes, os psicólogos aplicaram a avaliação de forma desorganizada, pois não foram capazes de orientar os candidatos de maneira adequada.

“Era para ser o mesmo teste psicológico para todos, mas cada avaliador aplicou de uma maneira diferente. Os psicólogos estavam tão confusos que, quando falavam algo, logo depois diziam o oposto e se contradiziam. Sem contar que nem houve intervalo para ir ao banheiro ou beber água”, relataram.

Eles ainda disseram que alguns dos profissionais que aplicaram o exame psicológico já haviam participado de outras etapas. “Isso viola os princípios de imparcialidade, moralidade e do código de conduta ética da categoria”.

Eles enfatizaram também a alta taxa de reprovados no teste, equivalente a 238 pessoas representando 21% dos candidatos.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o Instituto AOCP que é a empresa organizadora do certame, que se manifestou por meio da seguinte nota:

O Teste Psicológico do Concurso de Agente Penitenciário da SEJUC (Secretaria do Estado da Justiça e da Cidadania) de Roraima ocorreu conforme o esperado. Esclarecemos que os psicólogos que atuaram nesta fase, não estiveram nas fases anteriores, pois esta é a única fase psicológica da seleção. Anterior a essa, tivemos apenas o Teste de Aptidão Física e a Prova Objetiva.

Sobre o questionamento do número de reprovações, incluindo profissionais que já trabalham na área da segurança, destacamos que há um trecho no Edital de Abertura que explica que o termo “não recomendado”, não significa incapacidade. É possível que o candidato não estivesse totalmente bem para o teste naquela ocasião. Por isso, haverá uma entrevista devolutiva para que os candidatos conheçam os motivos de sua “não recomendação”.

O candidato poderá questionar a não recomendação através de recurso, conforme o prazo divulgado no EDITAL DE RESULTADO DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA, no site do Instituto AOCP no dia 31/03/2021.

Nos mantemos à disposição para os esclarecimentos. As dúvidas podem ser sanadas pela Central de Relacionamento com o Candidato, pelo telefone 44 3013-4900 ou pelo e-mail: [email protected].