Cotidiano

Capes libera 71 bolsas de pós-graduação para a UFRR

Os mais recentes programas de pós-graduação da UFRR, os mestrados em Educação e em Comunicação, foram beneficiados com duas bolsas cada

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) está implementando um novo modelo de concessão de bolsas de estudo para programas de pós-graduação stricto sensu.

Por conta desse novo sistema, os 10 cursos de mestrado e doutorado da Universidade Federal de Roraima (UFRR) vão receber neste ano 71 bolsas para seus alunos pesquisadores.

De acordo com a Capes, o novo sistema busca corrigir distorções na distribuição do benefício e valorizar os cursos com melhor desempenho acadêmico e aqueles oferecidos em municípios com menor desenvolvimento humano.

Em janeiro de 2019, a UFRR tinha 69 bolsas disponíveis. Com as mudanças, a instituição passa a ter 71 bolsas disponíveis, sendo três delas pertencentes ao banco de bolsas da Capes. Isto significa que, no momento em que os alunos terminarem seus estudos, serão devolvidas pela UFRR.

As bolsas ficaram assim divididas entre os cursos

Os mais recentes programas de pós-graduação da UFRR, os mestrados em Educação e em Comunicação, foram beneficiados com duas bolsas cada.

Geyza Pimentel, pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFRR, explica que em 2019 a UFRR teve 38 cotas de bolsas retidas no sistema da Capes e que agora, após abertura do mesmo, poderão ser implementadas dentro das cotas livres de cada Programa. Isto beneficiará os alunos que já foram selecionados pelos cursos para serem bolsistas. Os programas que ainda não realizaram seleção, poderão fazê-lo para implementação imediata.