Cotidiano

Capital teve 15% das chuvas previstas para maio com ventos de até 40km/h

Defesa Civil municipal contabilizou 12 ocorrências relacionadas a queda de árvores em vias públicas de oito bairros da cidade

Boa Vista registrou entre 35 e 43 milímetros de chuvas na madrugada desta segunda-feira (16), segundo a Defesa Civil municipal.

Conforme o meteorologista Ramon Alves, historicamente, a quantidade de chuvas prevista para maio fica em torno de 300 milímetros.

Desta forma, o acumulado de chuvas que caiu só nesta madrugada, em Boa Vista, corresponde a quase 15% do previsto para o mês inteiro.

A Prefeitura de Boa Vista informou que as equipes da Patrulha da Chuva e Defesa Civil Municipal estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã acompanhando a situação e atendendo aos chamados da Central 156, que registrou 12 ocorrências relacionadas a queda de árvores em vias públicas nos bairros Silvio Botelho, Pintolândia, Centenário, Cinturão Verde, Mecejana, Pricumã, Nova Canaã e Jardim Equatorial.

A Defesa Civil estadual, por sua vez, recebeu oito chamados para intervir em situações de queda de árvores e galhadas em Boa Vista, informou o diretor executivo de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Cleudiomar Alves Ferreira.

Tempestade provocou estragos pela capital

Nesta segunda, Boa Vista amanheceu contabilizando diversos estragos em virtude da tempestade, a qual, segundo Ramon Alves, teve ventos de aproximadamente 40 quilômetros por hora.

No bairro Silvio Botelho, no cruzamento entre as ruas Pedro Aldemar Bantim e Pastor Nicanor Fabrício dos Santos, por exemplo, uma árvore caiu sobre a fiação elétrica. No Liberdade, parte do teto de uma concessionária desabou sobre os veículos.

No Caimbé, o teto da quadra poliesportiva da escola estadual Mário David Andreazza desabou e deixou os estudantes sem aula presencial por conta da estrutura física comprometida e, por essa razão, segue com o ensino remoto no ano letivo 2022.

“Foram acionadas as equipes da Secretaria de Infraestrutura, Defesa Civil e do Departamento de Logística da Seed para se deslocarem até o local a fim de verificar a situação e adotar as providências cabíveis de forma imediata. Informa ainda que há processo tramitando na Secretaria de Infraestrutura para levantamento das necessidades para reforma da unidade de ensino”, disse o Governo de Roraima, em nota.

Previsão de mais chuvas

A previsão para até o fim do dia é de mais 11 milímetros de chuvas, com ventos variando entre 11 e 22 quilômetros por hora, além de umidade do ar de 64 a 67%, segundo o site especializado Climatempo.

Para essa terça-feira (17), a previsão é de sol com muitas nuvens durante o dia, períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Há 90% de probabilidade de chuvas, cujo acumulado previsto é de 40 milímetros, com ventos entre seis e 20 quilômetros por hora. A umidade do ar deve variar 57% a 95% e a temperatura deve ficar entre 24 e 32 graus celsius.