Cotidiano

Carteira de Trabalho agora é emitida na versão digital

Mudança já está valendo e promete simplificar processos além de reduzir riscos de fraudes

Desde a reforma trabalhista, muita coisa mudou no Brasil. A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é um exemplo, o documento agora é emitido, preferencialmente, de forma digital.

A transformação da CTPS pode causar dúvidas para o trabalhador quanto para o empregador.

De acordo com o superintendente regional do trabalho em Roraima, Magno Pillon, é importante destacar que a carteira digital é equivalente à carteira de trabalho emitida em papel, porém, o CPF será sua identificação única, tanto para as empresas quanto para o trabalhador.

“Com o número do CPF do trabalhador, o empregador fará todos as anotações necessárias no portal E-social, e o trabalhador poderá ter acesso aos dados caso necessário, por meio do aplicativo”, explicou.

Ainda segundo, Pillon, a Superintendência em Roraima, ainda emite o documento físico em casos excepcionais.

Guichês estão sendo disponibilizados para autoatendimento na Superintendência Regional em Roraima (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV) 

“Em casos emergenciais estamos fazendo essa emissão, porém reduzimos drasticamente o número de carteiras físicas, além de estarmos disponibilizando guichês autoatendimento para quem tiver dificuldade baixar o documento digital”, pontuou.

O superintendente reforçou que a inovação tem o objetivo de diminuir a burocracia e dificultar fraudes.

“Além disso irá facilitar também para as empresas, no que diz respeito ao prazo legal para regularizar o registro do trabalhador contratado, principalmente de micro e pequeno porte, estando os dados disponíveis para acesso em até 48 horas, contadas a partir da inscrição das informações”, concluiu.

MUDANÇA –
No momento da contratação, as pessoas que já possuírem a carteira de trabalho digital não precisarão apresentar esse documento nem o número anteriormente existente na CTPS impressa. Basta fornecer o número do CPF e assim o empregador fará o registro do empregado de forma eletrônica, sendo todas as questões inerentes ao contrato de trabalho lançadas de forma digital.

COMO BAIXAR
– Para baixar o aplicativo, abra a loja de aplicativos do seu smartphone e procure por “CTPS Digital”. Ou acesse o link para download no Android ou no iPhone.

Para acessar a Carteira de Trabalho Digital é necessário obter a senha de acesso no Cidadão BR. Para aqueles que não possuem a senha, poderão adquiri-la através do Aplicativo da CTPS Digital (como na imagem abaixo), ou clicando no link a seguir Cidadão BR.

Uma tela de autorização será aberta para que você permita o aplicativo acessar os seus dados e documentos. Clique em “Autorizo”.

No ambiente do Cidadão BR, você deverá Informar seus dados pessoais: CPF, Nome, Data de Nascimento, Nome da Mãe, local de Nascimento; Se for nascido no exterior, selecione “Não sou brasileiro”.

Estas informações serão validadas no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Caso estejam corretas, você será direcionado para responder um questionário com cinco perguntas sobre seu histórico laboral.

Você precisará acertar pelo menos quatro das cinco perguntas. Após isso, receberá uma senha provisória que deverá ser trocada no primeiro acesso. Caso tenha dificuldade em responder as perguntas, aguarde 24 horas para uma nova tentativa ou entre em contato com a central 135 para auxílio. Com este código de acesso e o seu CPF, você poderá acessar o aplicativo.