Cotidiano

Carteira de ônibus estudantil será liberada após pandemia

A empresa informou ainda que os estudantes que estão finalizando o ensino médio ou o curso superior poderão utilizar o meio de transporte publico ate o terminar o crédito

Está suspensa desde o início da pandemia do coronavírus a utilização da carteirinha de ônibus estudantil, devido à paralisação das aulas presenciais nas escolas e universidades. Medida essa tomada por meio do decreto nº 038 publicado pela Prefeitura Municipal de Boa Vista, no dia de 22 de março deste. 

A Boa Vista Card, empresa responsável por todo o processo desse documento, afirma que enquanto durar o decreto da prefeitura, os cartões de idoso e estudantil estarão bloqueados. “As carteirinhas não podem ser utilizadas durante esse período. Quando acabar a pandemia, e o decreto da prefeitura liberar os créditos continua e poderá ser usados normalmente”, explicou. 

A empresa informou ainda que os estudantes que estão finalizando o ensino médio ou o curso superior, e têm dinheiro retido na carteirinha, poderão utilizar o meio de transporte publico ate o terminar o crédito.

Porém, a suspensão do uso das carteirinhas tem causado transtornos para alguns estudantes. Segundo o acadêmico de biomedicina, Antônio Lira, ainda é necessário que alguns alunos se locomovam ate a instituição de ensino para resolver alguns tramites legais, e durante o período de crise causado pela pandemia tornou-se mais difícil conseguir o valor integral da passagem. 

“Eu sempre usei os meios de transporte coletivo, por conta de a passagem ser mais barata para estudantes. Mesmo no período de pandemia ainda tenho que me locomover ate a faculdade. Mas com a suspensão da carteirinha e a crise devido à pandemia, ficou mais difícil bancar o preço das passagens”, disse Lira. 

Outra preocupação do Antônio Lira é a de que ele está no ultimo semestre do curso superior e terminará a faculdade antes da volta das aulas presenciais, o que impossibilitaria a utilização do restante do credito da carteirinha de ônibus por ele não ser mais um estudante.  

Para o vereador Linoberg Almeida (Rede), a condição de estudante é luta diária por conhecimentos, habilidades, valores, deveres e direitos. Estudante doente na pandemia deve ir à unidade de saúde com seu cartão. Nem todos moram ao lado da UBS ou do HGR, ou podem se dar ao luxo de perder a recarga.

“Em tempos de direitos em xeque, temos que ampliar o direito de ir e vir de estudantes. A mobilidade e o acesso de quem se desloca pela cidade, mesmo em tempos de distanciamento social e decretos, não pode ser restringida. Nosso gabinete está atrás dessa demanda junto a prefeitura”, ponderou Almeida.

Estudantes que estão finalizando curso superior este ano e têm dinheiro retido na carteirinha, poderão fazer uso do crédito após o final do curso (Foto: Nilzete Franco/Folhabv)