Cotidiano

Cartilha sensibiliza a sociedade contra o Feminicídio

A cartilha “Não Se Cale – Combate ao Feminicídio e à Violência Doméstica”, foi aprovada por quem recebeu o informativo na manhã desta segunda-feira, 9, em blitze educativa realizada em frente à Assembleia Legislativa de Roraima. O evento foi em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, instituído no calendário oficial de Roraima através da lei nº 1.346/2019, de autoria da deputada estadual Yonny Pedroso (Solidariedade).

Carol Pantoja, uma das que recebeu a cartilha, disse que é muito importante ter informações nas mãos, sobre como denunciar casos de violência doméstica. “Vou poder mostrar a cartilha para minhas amigas, familiares, para que, caso alguém esteja passando por alguma situação, possa procurar ajuda”, enfatizou.

Ana Paula Vieira, maquiadora, achou o conteúdo acessível, com linguagem simples e informações importantes para que as mulheres busquem ajuda. “Como reforça a cartilha, não devemos nos calar”, destacou.

Em 16 páginas, a cartilha explica o que é o feminicídio, informa sobre a lei que criou o Dia de Combate ao Feminicídio, detalha o que é a violência doméstica e os tipos de agressões punidas através da Lei Maria da Penha. 

Ainda na programação, haverá blitzes educativas durante toda a Semana de Combate ao Feminicídio, nos principais semáforos da capital, para entrega da cartilha. “Essa é uma campanha de sensibilização que vamos realizar durante todo o ano. Essa cartilha também será distribuída no interior, nas vilas e comunidades indígenas. Nosso intuito é levar a informação ao maior número de pessoas, pois acreditamos que a conscientização, o diálogo com a sociedade é o melhor caminho para quebrar essa cultura machista que culmina com a agressão de morte de muitas mulheres”, destacou Yonny Pedroso. 

Interessados em receber exemplares da cartilha, podem fazer contato no gabinete da deputada, que os pedidos serão atendidos.