Cotidiano

Cartilha trata sobre comunicação acessível para imigrantes e refugiados

O projeto foi coordenado com o propósito de treinar o público interno que presta o primeiro atendimento ao cidadão

Voltada para o público imigrante de língua espanhola, a cartilha tem como objetivo oferecer um material de fácil entendimento, na língua nativa, com informações úteis sobre os direitos humanos e sociais e o papel do Ministério Público na ação.

O lançamento foi realizado na última terça-feira, 12, na sede da Operação Acolhida, no município de Pacaraima, a 214 km da capital. A cartilha lançada pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) é intitulada “Ministério Público Sem Fronteiras”.

O conteúdo da cartilha foi produzido pelos Membros e servidores da Instituição que participaram do projeto “Ministério Público Bilíngue”. O projeto foi coordenado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com o propósito de treinar o público interno do MPRR que presta o primeiro atendimento ao cidadão, e uma comunicação acessível (em sua língua materna) aos imigrantes ou refugiados que procuram o Ministério Público.

Aperfeiçoamento

Dez alunos concluíram o curso de espanhol que contou com uma metodologia voltada especificamente para a interlocução do Ministério Público com imigrantes e refugiados venezuelanos.

O lançamento contou com a presença de autoridades militares da Operação Acolhida, Membros do MPRR, alunos do Projeto MP Bilíngue e imigrantes que já receberam o material.

O Coordenador da Operação Acolhida e Comandante da Força-Tarefa Logística Humanitária, General Sérgio Schwingel, falou sobre a importância da cartilha e do bom relacionamento entre o MPRR e a Operação.

“O Ministério Público de Roraima é um parceiro, estamos juntos nessa Operação desde o início enfrentando os desafios e compartilhando as conquistas. A cartilha é uma iniciativa excepcional, faz com que o venezuelano sinta identificação devido à linguagem utilizada e traz informações relevantes para a população imigrante”, destacou o General.

Durante o evento, a Procuradora-Geral de Justiça, Janaína carneiro Costa, reforçou a importância de o Ministério Público ser um Órgão inclusivo.

“O MPRR é um articulador importante na política migratória pelo qual o Brasil está passando. Nós temos nos dedicado e realizado a interlocução entre as Forças Armadas, com a sociedade civil, bem como às Agências Internacionais. A nossa preocupação é com a acolhida desse imigrante para que ele conheça seus direitos”, ressaltou a Procuradora.

A servidora Ana Paula Veras, que durante o lançamento explicou o projeto em espanhol para o público presente, afirma que o curso mudou a sua perspectiva sobre o atendimento e comunicação interpessoal.

“Como servidora pública, ter participado do Projeto MP Bilíngue ampliou a percepção de que aprender uma outra língua estrangeira, principalmente o espanhol, facilitará bastante no acolhimento ao público venezuelano. Atualmente, Roraima é um Estado com necessidades bilíngues e, portanto, sinto que estaremos mais preparados para cumprir nossa missão de atender bem toda a população.

Na ocasião, a Procuradora-Geral de Justiça e o General Schwingel trocaram Moedas comemorativas das duas Instituições. O General recebeu a Moeda dos 30 anos do MPRR e Janaína Carneiro foi agraciada com a Moeda da Operação Acolhida.