Cotidiano

Casos confirmados são anteriores a reabertura do comércio em BV

O pico da doença na Capital foi no período de 7 a 13 de junho, com 3.030 casos confirmados e 65 mortes. Confira tabela.

Após 11 dias da reabertura do comércio em Boa Vista, foram registrados no Boletim Epidemiológico 249 casos confirmados de Covid-19, o que segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Roberta Calandrini, não tem relação com parte da retomada das atividades econômicas.

“A gente tem um período de incubação da doença que demora 14 dias, que é o período para se confirmar novos casos. O comércio reabriu dia 20 e hoje é dia 31, ou seja, são 11 dias de funcionamento dessa primeira etapa. Na semana anterior a abertura do comércio a gente teve a confirmação de 853 casos”, explicou Roberta.

Sobre os óbitos confirmados na última semana, Roberta Calandrini informou que eles também não estão relacionados com a reabertura do comércio.

“Não tivemos desde a abertura do comercio aumento de óbitos. As mortes que aconteceram na última semana, são de pessoas que já estavam internadas há algum tempo no hospital. Na última semana a vigilância epidemiológica concluiu a investigação de 56 óbitos que estavam como suspeitos, e 43 deles ocorreram antes do dia 20”, acrescentou.

De acordo com dados do boletim repassado pela Prefeitura de Boa Vista à reportagem da FolhaBV, o pico da doença na Capital foi no período de 7 a 13 de junho, com 3.030 casos confirmados. O pico referente a mortes foi nessa mesma semana, com 65 óbitos pela Covid-19.

Confira abaixo a tabela que mostra o número de casos por cada semana: