Cotidiano

Casos de Coronavírus em Roraima sobem para 30

Cantá entrou para lista de municípios com casos positivos

A nova atualização do Boletim Epidemiológico dessa quinta-feira (02) informa que Roraima possui 30 casos confirmados para o COVID-19, de acordo com os critérios de definição de caso recomendados pelo Ministério da Saúde. No país, 299 pessoas morreram em decorrência da doença.

O Estado contabiliza até o momento 147 notificações para o COVID-19. Destes, 14 são suspeitos, 103 foram descartados. Com relação apenas as confirmações para a doença, 24 casos foram notificados em Boa Vista, 03 no município de Bonfim e 03 na cidade de Cantá. Os novos positivos são dois homens de 20 e 50 anos e duas mulheres, de 34 e 48 anos.

Em relação aos casos suspeitos foram notificados 11 casos suspeitos em Boa Vista, 01 no Cantá, 01 em Mucajaí e 01 em Pacaraima.

Já sobre os casos descartados, 81 notificações ocorreram em Boa Vista, 09 em Pacaraima, 06 em Bonfim, 03 em Mucajaí, 02 em  Rorainópolis, 01 no Cantá e 01 em Caroebe.

Vale lembrar que até o momento nenhum óbito foi registrado no Estado. Por conta do crescimento de casos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou que o mundo vive uma pandemia da doença.

No Brasil

O número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no país subiu de 6.836 para 7.910 de ontem (1º) para hoje (2), conforme atualização do Ministério da Saúde. O número de mortes passou de 240 para 299. O índice de letalidade subiu de 3,5% para 3,8%.

As mortes ocorreram em São Paulo (188), Rio de Janeiro (41), Ceará (20), Pernambuco (nove), Piauí (quatro), Rio Grande do Sul (cinco), Paraná (quatro), Amazonas (três), Distrito Federal (quatro), Minas Gerais (quatro), Bahia (três), Santa Catarina (dois), Rio Grande do Norte (dois), Sergipe (dois), Alagoas (um), Maranhão (um), Mato Grosso do Sul (um), Pará (um), Espírito Santo (um), Goiás (um), Paraíba (um) e Rondônia (um).  

Na entrevista coletiva, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, avaliou que a forma da propagação dos casos indica um acerto nas medidas de distanciamento social e quarentena dos governos estaduais.

“A gente está conseguindo ficar com curva menos íngreme. Está valendo a pena manter dinâmica de isolamento. Estamos ajudando para ter uma condição para atravessar período difícil”, comentou.