Cotidiano

Catador é eletrocutado em prédio público abandonado

Alex Pereira foi eletrocutado enquanto procurava por materiais recicláveis nas dependências do prédio da Escola Estadual Ayrton Senna

O catador de sucatas, Alex Pereira Lima, de 28 anos, foi eletrocutado no último dia 15 de junho, enquanto procurava por materiais recicláveis nas dependências do prédio da Escola Estadual Ayrton Senna, que está interditado desde 2019. 

Alex está internado no Hospital das Clínicas, em estado grave. Devido à gravidade do choque, o catador perdeu seis dedos da mão, e corre o risco de ter o pé amputado.

A família da vítima informou que o local está aberto e não tem qualquer sinalização informando os riscos.

“Assim como aconteceu com ele, poderia ter acontecido com uma criança brincando por ali, não tem nada sinalizado sobre os riscos de alta tensão e nem vigilância no local. Os transformadores de energia estão abertos e isso é um risco enorme”, disse um dos familiares que prefere não se identificar.

Local onde Alex sofreu a descarga elétrica (Foto: Divulgação)

O local está interditado desde 2019, por problemas estruturais. Na época, foram emitidos laudos técnicos de instituições como Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, que apontavam a precariedade e riscos iminentes a todas as pessoas que circulam no local, inclusive com recomendação de interdição total do prédio. Desde então, os alunos que estudavam na escola foram transferidos para a Escola Ana Libória.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria de Comunicação Social do Governo de Roraima informa que o prédio onde funcionou a Escola Estadual Ayrton Senna, na rua Floriano Peixoto, foi desafetado da Seed (Secretaria de Educação e Desporto), transferindo a responsabilidade para a Segad (Secretaria de Gestão e Administração).

O prédio está interditado por recomendação da Defesa Civil. O imóvel está isolado com muros e a única entrada possível está trancada com cadeado. No momento, fazem-se estudos para reformá-lo ou levá-lo a leilão.