Cotidiano

Censo Escolar 2022 inicia nesta quarta-feira

O Censo é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de escolas públicas e privadas

O Censo Escolar 2022, maior pesquisa educacional do país, terá início nesta quarta-feira, dia 25 e seguirá até o dia 1° de agosto. Neste período, serão coletados dados importantes sobre a Educação no Brasil.

O Censo é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de escolas públicas e privadas.

Durante a pesquisa, são coletados dados de todas as etapas e modalidades de ensino como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, além de Educação Especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Profissional. As informações são inseridas por gestores e secretários escolares no Sistema Educacenso.

Nesta primeira etapa, os responsáveis preenchem questionários sobre a escola, quantitativo de alunos, dados de professores e gestores, bem como informações sobre o funcionamento da instituição. Neste ano, também serão coletados dados sobre o Novo Ensino Médio em escolas que já aderiram ao modelo.

“Convido todos os gestores e secretários de escola, envolvidos na realização do Censo Escolar a se engajarem nessa importante tarefa”, ressaltou a coordenadora estadual do Censo Escolar, Rosalete Saldanha.

CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar ocorre de forma simultânea e programada em todos os estados do país. Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas.

O Censo é uma importante ferramenta para o processo de ensino, uma vez que é com base nos dados coletados que são definidas as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação.

No ano passado, o Censo Escolar da Educação Básica registrou 46,7 milhões de matrículas, em 178 mil escolas da Educação Básica. O Estado de Roraima registrou a matrícula de 77.313 estudantes em 346 escolas.