Cotidiano

Censo escolar e contratação de professores é realizado em escola indígena 

80 professores indígenas foram contratados de acordo com o edital simplificado para que as aulas presenciais retornem o quanto antes 

A última coleta de dados para o Censo Escolar da Secretaria de Educação e Desporto (Seed) foi realizada nesta quinta-feira, dia 30, na Escola Estadual Indígena Yanomami Surucucu, no município de Alto Alegre. A contratação dos professores do Seletivo Indígena para o ano letivo 2022, também foi concluída e formalizada no dia. 

As Escolas Indígenas Yanomami estão localizadas nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Mucajaí, Caracaraí e Iracema. 80 professores indígenas foram contratados de acordo com o edital simplificado para que as aulas presenciais retornem o quanto antes. 

A equipe composta pelo Secretário Adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre, pela Coordenadora Estadual do Censo Escolar e Presidente da Comissão de Processos Seletivos da Seed, Rosalete Saldanha e pelo Técnico do Censo Escolar, Elildo Silva, foi recebida pelos militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira, pertencente ao 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva). 

“A escola de Surucucu tem várias salas anexas, onde os professores foram nos encontrar na comunidade para que pudessem repassar as informações que faltavam, pois, boa parte já tínhamos coletado em outro momento, durante o processo seletivo Yanomami e censo nas áreas indígenas de outros municípios. As escolas daquela região ofertam educação básica indígena dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, disse Rosalete. 

CENSO ESCOLAR 

O Censo Escolar, que iniciou no dia 25 de maio e ocorre de forma simultânea em todos os estados do País. Todo o processo é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de escolas públicas e privadas. 

O Censo é uma importante ferramenta para o processo de ensino, uma vez que é com base nos dados coletados que são definidos as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação. A primeira etapa do Censo Escolar 2022 segue até o dia 1° de agosto.