Cotidiano

Central 156 registra queda em solicitações sobre alagamentos

As obras também possibilitaram a eliminação de mais de 40 pontos críticos, até agora

Solicitações relacionadas a alagamentos, por meio da Central 156, tiveram redução, se comparar 2019 com os primeiros seis meses deste ano. Enquanto de janeiro até essa primeira quinzena de junho foram recebidas um total de 76 ligações referentes ao assunto, no ano passado foram registradas 6.765 solicitações, sendo que a maioria é referente a quedas de árvores causadas pelas fortes ventanias, além de limpeza de boca de lobo e de valas. 

Segundo a Prefeitura de Boa Vista, esse resultado é devido ao trabalho desenvolvido pela gestão municipal ao longo dos anos, após investimentos que possibilitaram um avanço nessa questão, como por exemplo, a construção de 155 km de drenagem, o que equivale um pouco mais da distância de Boa Vista até o município de Caracaraí, agilizando o escoamento da água da chuva e evitando que famílias precisassem ser retiradas de casa durante o inverno. 

As obras também possibilitaram a eliminação de mais de 40 pontos críticos, até agora, e o fechamento de antigas valas que causavam transtornos aos moradores de diversos bairros da capital. 

Segundo a prefeita Teresa Surita, investir na infraestrutura da cidade tem sido uma das grandes prioridades da gestão, a exemplo da pavimentação de mais de 500 ruas que antes não tinham nenhuma estrutura, além da construção de calçadas, meio-fio, sarjeta, recapeamento. “Mais de 90% das obras e dos investimentos aconteceram e acontecem em bairros da zona Oeste”, disse. 

As obras alcançaram vários bairros de Boa Vista, principalmente os da zona Oeste, que sofriam com as consequências das chuvas. Outros 29 km de drenagem estão sendo construídos. 

Atualmente, a prefeitura trabalha no fechamento da antiga vala do Bairro dos Estados, com implantação de drenagem e obras de infraestrutura da avenida Minas Gerais, no Paraviana, uma reivindicação antiga dos moradores da região. Além disso, a rua Canopus, no bairro Cidade Satélite, também recebe drenagem.