Cotidiano

Central de Matrículas da rede estadual começa atender hoje

As matrículas podem ser feitas na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada na rua Cecília Brasil, n° 1506, Centro

Estão disponíveis a partir de hoje (16) cinco mil vagas para as escolas da rede estadual de ensino. As matrículas podem ser feitas na Escola Estadual Monteiro Lobato, localizada na rua Cecília Brasil, n° 1506, Centro. O atendimento ocorre das 8h às 13 horas, até o dia 24 de janeiro. 

Neste ano, o atendimento será por meio de distribuição de senhas que serão acompanhadas em painel eletrônico. Ao todo serão 18 servidores distribuídos em guichês para realizarem as matrículas e para prestar orientações necessárias. As Escolas Euclides da Cunha e Lobo D’Almada, localizadas no Centro, estão com as matrículas esgotadas e não irão oferecer novas vagas. 

Localizada a vaga e a escola, o pai ou responsável receberá um encaminhamento autorizando a matrícula na escola definida dentro do prazo de três dias. Se a matrícula não for efetuada neste prazo, a vaga volta a ser disponibilizada na Central. 

O secretário adjunto da Gestão da Educação Básica, Semaias Alexandre, informou que as equipes estão bem preparadas para realizar o atendimento ao público e que há vagas suficientes para atender toda a comunidade. 

 “As equipes foram treinadas com um software moderno para agilizar o atendimento e o encaminhamento do pai para a escola que tenha vaga mais próxima de sua residência”, enfatizou Semaias. 

Documentos necessários 

Para efetuar a matrícula, os pais ou responsáveis devem se dirigir até a escola escolhida, apresentar o encaminhamento da vaga e ainda o documento de transferência (se for o caso), certidão e histórico escolar, RG ou registro de nascimento, CPF, cartão de vacina atualizado e duas fotos 3×4. A apresentação de todos os documentos é importante para compor o cadastro do aluno.

EJA – As matrículas para a EJA (Educação de Jovens e Adultos) também poderão ser feitas na Central de matrículas no período de 22 a 24 de janeiro. Para se matricular é necessário que o estudante tenha idade mínima de 15 anos completos para cursar o Ensino Fundamental e idade mínima de 18 anos completos para cursar o Ensino Médio.

Para efetivar a matrícula é necessária a apresentação da Transferência, Declaração, Certidão ou outro similar, Registro Civil ou Cédula de Identidade, CPF, Cartão de Vacina Atualizado e duas fotos 3×4.

De acordo com o Calendário Escolar, o início do Ano Letivo 2020 será no dia 30 de janeiro, com carga horária de 400 horas, distribuídas em, no mínimo, 100 dias letivos para cada ano/série.