Cotidiano

Centro Sócio Educativo recebe menção honrosa de Fórum Nacional

O fórum é composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo das 27 unidades federativas e se destaca entre as representações responsáveis no âmbito nacional

As ações desenvolvidas no Centro Sócio Educativo (CSE) em 2020 foram reconhecidas nacionalmente pelo Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad).

O diretor do CSE, Sheine Alves de Castro, recebeu menção honrosa pelos trabalhos desenvolvidos, e disse que esse é o reconhecimento do trabalho em equipe de servidores, técnicos e gestão.

“Foi um ano difícil, cheio de desafios, mas que com trabalho árduo, mas onde nós montamos um plano de contingenciamento em que nos permitiu continuar com as atividades na unidade como escola, e além disso fomos das poucas unidades onde não foi registrado casos de Covid-19”, disse Castro.

O FÓRUM: Criado em 1987, o Fonacriad tem como missão promover a articulação dos dirigentes governamentais, visando a interlocução entre seus participantes, no sentido de estimular a reflexão sobre a intervenção institucional, buscando o estabelecimento de estratégias de ação que venham a contribuir com a efetiva promoção e defesa dos direitos do segmento juvenil, priorizando as ações voltadas para os adolescentes em conflito com a lei.

O fórum é composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo das 27 unidades federativas e se destaca entre as representações responsáveis no âmbito nacional pela articulação e execução da política de atendimento ao adolescente em conflito com a lei de forma transparente, democrática e solidária, contribuindo com as instâncias e órgãos deliberativos e demais instituições executoras das ações de promoção, defesa e controle no campo da garantia de direitos das crianças e dos adolescentes.

Centro Sócio Educativo conta com 47 menores em cumprimento de medidas socioeducativas

Atividades que os menores desempenham no dia-a-dia na unidade (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O dia-a-dia dos menores que cumprem penas no CSE deve seguir os parâmetros do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com atividades esportivas, pedagógica, profissional e alimentação.

“De manhã um grupo vai para a escola que fica dentro da unidade, após isso eles tem atividade física, depois almoço. Pela parte da tarde, outro grupo faz as mesmas atividades. Além disso, eles cuidam de uma horta, e uma granja, tem aulas de inglês e informática, além de artesanato”, contou o gestor da unidade.

Além disso, de acordo com Castro, os adolescentes voltaram a ter direito a visitas dos familiares.

“Como tivemos todos os cuidados durante o pico da pandemia e continuamos hoje sem nenhum caso de covid-19 entre os internos, decidimos retomar as visitas dos familiares, que é feita em dias alternados e separadas por blocos”, finalizou.