Cotidiano

Centro de Prevenção de Câncer está sem médico mastologista

Situação foi denunciada por filha de idosa de 60 anos que depende de atendimento na unidade. Secretaria Municipal de Saúde disse que já convocou novo profissional de mastologista do último concurso e está aguardando a apresentação dos documentos

O Centro de Prevenção de Câncer de Colo e Mama (CPCOM) está sem médico mastologista desde setembro do ano passado. Essa é a resposta que a filha de uma paciente recebe, da recepção, quando a mãe precisa do profissional.

O mastologista é o especialista que estuda, diagnostica e trata as doenças das mamas. Localizado no bairro Jardim Tropical, zona Oeste de Boa Vista, o CPCOM existe desde 2016 e foi criado para oferecer serviços especializados, como ginecologia, mastologia, fisioterapia, cardiologia, eletrocardiograma e ultrassom obstétrica e ginecológica.

“Estou indo lá para marcar o retorno desde novembro e o que eles dizem é: ‘Estamos sem médico mastologista, o que tinha aqui saiu em setembro’”, disse a denunciante.

A mãe dela tem 60 anos e foi diagnosticada com um cisto benigno no início do ano passado. Desde lá, a paciente precisa fazer acompanhamento a cada seis meses.

“O quadro dela é estável. Ela tem um cisto benigno nos dois seios. Porém, precisa doo acompanhamento para ver se não evolui”, explicou. “Da última vez me deram um número para ficar ligando para verificar se tem médico”.

A FolhaBV, inclusive, ligou para o número disponibilizado e a atendente do CPCOM confirmou a inexistência de médico na unidade.

Procurada, a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disse que já convocou novo profissional de mastologista do último concurso e está aguardando a apresentação dos documentos.

*Atualizado às 16h25