Cotidiano

Centro lidera ocorrências de furtos

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

De 2018 a 2019, o índice de ocorrências gerais atendidas em Roraima caiu cerca de 30%, passando de 77 mil para quase 55 mil. Ainda que os dados sejam equivalentes a ações de apreensão de drogas, prisão de foragidos, munições apreendidas e outros, as ocorrências de maior incidência foram a maria da penha, roubo e furto. 

Em relação aos bairros envolvidos, a novidade de 2019 foi o Centro aparecer liderando as estatísticas de furtos. As principais razões, de acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), coronel Elias Santana, são as ocupações em prédios públicos abandonados e concentração de agências bancárias. Após o Centro, estão os bairros Senador Hélio Campos e Cidade Satélite.

Em relação ao roubo, a PM informou que teve uma redução calculada de 22%, saindo de 4.789 ocorrências para 3.703. Entre os bairros de maior ocorrência estão Senador Hélio Campos, que caiu de 464 para 291; Centro, saindo de 219 para 176 ocorrências e o Asa Branca, passando de 209 para 141. Conforme as estatísticas levantadas pela PMRR, o crime de roubo costuma ocorrer durante a noite, sem um dia específico.

Outro dado impressionante é que a Maria da Penha ainda ocupa o primeiro lugar em ocorrências no Estado. Em 2019, foram registrados 5.024 casos, o que equivale a quase 13 por dia, cerca de 10 % a mais do que em 2018. A maioria deles ocorreu no Senador Hélio Campos. Outros bairros que concentram casos desta natureza são o Cidade Satélite e São Bento.

Logo em seguida vêm os crimes de estupro, que tiveram a queda mais expressiva durante o período estudado: 40%. Em 2018, foram 114 ocorrências atendidas. No ano seguinte, o número caiu para 58. Neste tipo de crime, em específico, o Senador Hélio Campos perde apenas para o Cidade Satélite. Em terceiro lugar aparece o bairro 13 de setembro. De acordo com as estatísticas, a quarta-feira à noite é o dia com maior incidência.

INTERIOR – Se a redução de ocorrências foi expressiva na capital, o mesmo foi visto nos demais municípios, apesar de algumas complicações apontadas pelo comandante-geral: os destacamentos desativados e a chegada dos imigrantes aos municípios. 

“Ano passado, quando as coisas começaram a ficar mais complicadas na capital, devido ao intenso número de imigrantes, alguns deles passaram a se dirigir a outras localidades”, explicou. Para retomar o controle, a PMRR reativou destacamentos em São Francisco, Félix Pinto, Apiaú e Taiano. O resultado foi a redução de ocorrências em mais de 90% nas localidades. Atualmente, Caroebe, São Luiz do Anauá e São João da Baliza são os municípios mais tranquilos para se morar. Em Rorainópolis e Cantá, que tiveram quedas mais expressivas (72% e 68%, respectivamente) a redução foi atribuída à atuação zero de facções criminosas.

ESTATÍSTICAS – Os números apresentados pela PMRR são baseados, praticamente, nos Relatórios de Ocorrência Policial (ROP) e nos informativos do Centro Integrado de Operações Policiais Especiais (Ciops).

Comandante-geral da PM diz que controle prisional ajudou a reduzir ocorrências


Comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR), coronel Elias Santana, “Para este ano, a meta é uma só: reduzir os índices” (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Frente às estatísticas, coronel Santana pontuou que as ações policiais têm surtido efeito em um comparativo com o ano de 2018, considerado o ano mais violento da história de Roraima em razão da incidência expressiva de furtos e roubos, além de quase um homicídio por dia. 

Nos últimos quatro meses do ano, inclusive, com a greve dos servidores do quadro de segurança estadual, a população teve dificuldades em registrar boletins de ocorrência ou contar com uma viatura. O cenário acabou por criar um clima de insegurança. Este quadro, porém, foi mudado. Em 2019, há a entrada e efetivação da Operação Acolhida, que retira da rua grande parte dos imigrantes que estavam cometendo ilícitos, e da Força Nacional, com quase oito viaturas rodando diariamente, fortalecem a mudança.

 “Conhecendo o problema, foi possível retomar o controle. Ainda existem muitas ocorrências envolvendo imigrantes, mas a redução de crimes é visível em razão de diversas ações e operações”, contou. 

Uma dessas operações é a Saturação. No início do comando, em janeiro de 2019, a operação era realizada às sextas-feiras e aos sábados. Depois de um tempo, foi constatada a necessidade diária. Assim, a partir das 19h, uma equipe de policiamento especializado percorre bairros específicos, a partir das estatísticas. Se um dia a equipe vai para a região do Asa Branca, Caimbé e Santa Tereza, no outro ela vai para áreas onde, antes, não havia ocorrências, como o Centro, por exemplo. 

Em termos de tipologia, o coronel Santana destacou que uma das ocorrências que a PMRR trabalha para reduzir diariamente são os crimes violentos contra a vida, em específico, o homicídio. De 2018 a 2019, a redução foi de quase 40%.

 “Precisamos agradecer as parcerias. Dizemos que grande parte do nosso êxito está no controle do sistema prisional. Hoje, diferente de 2018, o preso não dá ordens para quem está do lado de fora”, ressaltou. Outro aspecto positivo que potencializou as atividades operacionais são as viaturas nos bairros. Em 2018, por conta dos conflitos na Pamc, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) estava constantemente no local. O comandante destacou que há uma interação e integração entre os órgãos de segurança. Nas praças, por exemplo, há uma sinergia junto à Guarda Municipal.

 “Estamos nos desincumbindo desses locais, o que permite o foco no combate ao crime. Quando trabalhamos juntos, quem ganha é o cidadão. Para este ano, a meta é uma só: reduzir os índices”, finalizou.