Cotidiano

Cerca de 60 sacos de lixo são retirados por dia dos igarapés de Boa Vista

Além disso, televisão, isopor, muitas garrafas pets e até óleo queimado são encontrados durante as ações de limpeza 

A limpeza das margens do rio Branco e dos igarapés está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 7h até 16h. De acordo com a Prefeitura de Boa Vista, são retirados diariamente cerca de 60 sacos de lixo de 100 litros.  

Os pontos de limpeza na segunda-feira são o igarapé Caranã, Praia da Polar, Balneário Caçari, seguindo o cronograma e partindo até o centro da cidade, nos Balneários do Curupira, Gnomo e Iate Clube. Os trabalhos são finalizados na sexta-feira, às margens do bairro Jardim das Copaíbas. 


Os trabalhos são finalizados na sexta-feira, às margens do bairro Jardim das Copaíbas (Foto: Divulgação/PMBV)

Na semana passada, no Igarapé do bairro 13 de Setembro, localizado na última rua do bairro, as equipes encontraram bastante óleo queimado e garrafas pets. Roger Hernades, um dos integrantes da equipe de limpeza, trabalha há três anos e diz ter se surpreendido com o que encontra às margens dos rios. 

“Encontramos de tudo. Televisão, isopor, muitas garrafas pets e o que chamou a nossa atenção é todo esse óleo que caiu aqui nesse igarapé. Precisamos que a população nos ajude, recolhendo o seu próprio lixo e não descartando no rio”, disse o profissional. 

A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente foi acionada para a verificar a situação e tomar as providências. “Se for confirmado que esse material está sendo despejado por algum estabelecimento comercial, o mesmo será embargado imediatamente. E se for de um veículo, terá a apreensão, chegando a multa em R$10.000”, explicou o superintendente de Proteção Ambiental, Robson Rodrigues. 


A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente foi acionada para a verificar a situação e tomar as providências (Foto: Divulgação/PMBV)

Continuar o processo de preservação do rio é algo satisfatório para Bengefter Silva, que está há pouco mais de um ano. “É prazeroso limpar o nosso rio Branco. Estou ajudando a cuidar e assim continuarmos tendo tudo isso como fonte de lazer, fora que ele abastece nossa cidade”.