Cotidiano

Cerca de dois  mil alunos desfilam neste sábado na Ene Garcês

As comemorações da Semana da Pátria serão finalizadas em uma cerimônia no Palácio Senador Hélio Campos, às 18 horas.

Como parte das comemorações da Semana da Pátria, neste sábado, 7, acontecerá na Avenida Ene Garcez, o tradicional desfile cívico-militar. O evento terá início às 7h30 e contará com a participação dos alunos da rede estadual de ensino.

Devem desfilar na avenida, cerca de dois mil estudantes de 35 escolas estaduais, quatro escolas particulares e duas instituições da rede pública federal de ensino. Cada unidade escolar será representada na avenida por um pelotão de 42 alunos. 

Além disso, 15 fanfarras abrilhantarão o desfile com a participação de uma média de 30 a 40 integrantes cada. Na rede estadual de ensino, 11 escolas militarizadas também levarão sua representação para a avenida.

 A Escola Estadual Indígena Genival Thomé Macuxi localizada na Zona Rural de Boa Vista participará do desfile cívico-militar representando as 260 unidades escolares indígenas do Estado.

“Será um grande desfile, com um número representativo dos alunos de nossas escolas, com o envolvimento de professores, gestores escolares e servidores. Convidamos toda a sociedade para prestigiar esse evento, não só os pais dos alunos, mas toda a população como um exercício de cidadania”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

O desfile cívico-militar é organizado pelo Governo do Estado de Roraima e pelas organizações militares. O evento terá início às 7h30 com a revista do governador Antonio Denarium às tropas militares.

Após as honras militares, terá início o desfile com a representação dos projetos sociais do Governo. Em seguida, passam pela avenida as escolas das redes pública, particular e federal. Na sequência, as representações das entidades civis.

Fechando o evento, desfilam na avenida as representações militares do Exército e também da Polícia Militar de Roraima, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Corpo de Bombeiro Civil entre outras organizações militares e da segurança pública do Estado. Haverá ainda desfile de tropas mecanizadas. 

As comemorações da Semana da Pátria serão finalizadas em uma cerimônia no Palácio Senador Hélio Campos, às 18 horas.