Cotidiano

Chefes da Policia Civil e Militar comentam data comemorativa

Além da vida de Tiradentes, em 21 de abril também é comemorado o dia das policias Civil e Militar.

Além da vida de Tiradentes, em 21 de abril também é comemorado o dia das policias Civil e Militar. A FolhaBV conversou com o delegado geral Herbert Amorim e coronel Elias Santana sobre a data. Ambos destacaram a atuação das duas forças em meio a pandemia do novo Coronavírus e expectativas para o futuro.

A data também seria utilizada para realizar promoção de oficiais e praças, além da entrega de medalhas de reconhecimento por tempo de serviço aos policiais militares. Porém, devido a recomendação de não aglomerações, as cerimônias serão feitas de forma online e simbólica nesta quarta-feira (22).

Para o coronel Elias Santana, este também é um dia de reflexão sobre os ideais de justiça defendidos por Tiradentes, que é patrono da Polícia Militar de Roraima e, sobretudo, reafirmar o compromisso com a defesa da sociedade roraimense.

“Nós temos feito isso e reafirmado esse compromisso, porque mesmo em meio a pandemia, nós continuamos na linha de frente. Nas ruas da capital e interior, na defesa do cidadão boa-vistense e roraimense. Não por acaso, em plena época de pandemia, nós vamos estar na ponta de uma vicinal atendendo aos clamores e necessidades de quem ali reside. É hora de refletir sobre a importância da data, os sentimentos libertários de Tiradentes, o sentimento de justiça e liberdade por ele defendido e de reafirmar o nosso sacrossanto compromisso de proteger e de ser a defesa da sociedade roraimense”, disse Santana.

Para o delegado-geral Herbert Amorim, o momento é de desafios e um deles é “vencer esta pandemia com o menor número de policiais civis afetados, além de continuar o combate às organizações criminosas”.

Amorim também destacou os projetos futuros de inaugurações de delegacias no interior e capital, Centro de Vulneráveis para atender crianças e adolescentes infratoras, reformas de casas na Cidade da Polícia, obtenção de novas viaturas e também vítimas de violência e a construção do IML (Instituto Médico Legal) de Rorainópolis.

“Quanto à valorização do policial, temos grande desafio que é encontrarmos uma solução para a implementação definitiva da promoção dos policiais civis”, finalizou Amorim.