Cotidiano

Chico Rodrigues visita território Yanomami sem autorização e companhia

Para os indígenas, a visita causou constrangimento diante da situação e das várias notas contrárias à presença de Rodrigues na comissão

O senador e presidente da Comissão criada para acompanhar a situação do povo Yanomami, Chico Rodrigues (PSB-RR), esteve em Surucucu nesta segunda-feira (20). A ida ao território ocorreu mesmo após instituições indígenas se posicionarem contrárias à participação dele e de demais parlamentares nos trabalhos da comissão.

Segundo o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, Chico Rodrigues foi ao território acompanhado de um assessor, sem a presença dos demais parlamentares que integram o grupo de trabalho. Na Terra Yanomami, o senador desceu na pista de Surucucu, onde há um pelotão do Exército, e foi até o posto de saúde em que indígenas doentes são atendidos pela força-tarefa emergencial criada frente à crise humanitária causada por garimpeiros ilegais.

O helicóptero vinha da região do Homoxi. A gente pensava que o helicóptero trazia pacientes da comunidade de Aritubi e simplesmente era helicóptero Senador. Eu perguntei a ele se ele tinha alguma autorização da FUNAI, de algum ministério, uma vez que é terra indígena e decretada por lei federal”, disse Hekurari à FolhaBV.

O senador não tinha autorização e por isso foi convidado pelos indígenas a se retirar. De acordo com Hekurari, Rodrigues ficou cerca de cinco minutos e partiu para outra comunidade. Chico Rodrigues teria visitado garimpeiros na região do Homoxi, já que estava sobrevoando a TI Yanomami desde às 9h.

Para os indígenas, a visita causou constrangimento diante da situação e das várias notas contrárias à presença de Rodrigues na comissão. “Porque é um constrangimento muito grande eu uma vez que o senador apoia muito a atividade ilegal dos garimpeiros. Ele tem projeto e não está aqui com objetivo de ajudar o povo Yanomami e sim ajudar os cara”, disse o presidente da Condisi-YY

Na última sexta (17), senadores que integram a comissão pediram que Rodrigues respeitasse a necessidade de aprovação de um plano de trabalho para agendamento de visitas na terra indígena. A solicitação foi feita pelos senadores Eliziane Gama (PSD-MA), vice-presidente da comissão, e Humberto Costa (PT-PE).

A FolhaBV entrou em contato com a assessoria do senador Chico Rodrigues que informou ter sido “apenas um voo na região”. O senador teria visitado a área para analisar de perto a situação dos indígenas. “Já em Surucucu, esteve no pelotão do Exército, no posto que cuida da saúde do Yanomami e sobrevoou áreas com presença de garimpos. A visita tem objetivo de levar para os membros uma pré-avaliação de como tá a situação”, disse a assessoria.

Ainda, conforme a assessoria de Chico Rodrigues, não foi preciso autorização de órgãos públicos ou de demais entidades por se tratar de uma Comissão do Senado. “E mesmo assim, as forças armadas não precisa de autorização pra baixar em território indígena”, finalizou.

*Atualizada às 09h23 com reposta da assessoria de Chico Rodrigues