Cotidiano

Chuva alaga salas de estrutura provisória da Maternidade

Vídeos mostram o estado da estrutura provisória da unidade após a tempestade. Sesau disse que problema não causou danos no atendimento às pacientes, nem no funcionamento das atividades executadas na unidade

As fortes chuvas da tarde desta segunda-feira (1º) alagaram várias partes do Hospital Materno Nossa Senhora de Nazaré, em Boa Vista. Uma série de vídeos que circula nas redes sociais mostra o estado da estrutura provisória da unidade.

CHUVAS EM BOA VISTA: Quatro pessoas são encaminhadas ao HGR após desabamento em hotel

Em um dos vídeos, servidores trabalham para enxugar o vazamento de água, a qual descia pelo canto do teto de uma das salas. Outras imagens mostram duas folhas do forro de PVC caídas na sala de recuperação pós-anestesia.

Um vídeo exibe uma tenda suspensa, repleta de furos e expondo parte de uma sala às chuvas. Há goteiras por várias partes da Maternidade, como em um corredor, onde imagens flagraram o momento em que várias mães deixam uma recinto na tentativa de proteger os bebês da água.

Procurada, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) disse que o problema não causou danos no atendimento às pacientes, nem no funcionamento das atividades executadas na unidade. “Esclarece ainda que as pacientes internadas nas áreas impactadas foram remanejadas para outros leitos da unidade, de forma segura e sem prejuízo ao tratamento clínico e obstétrico das referidas”, disse, em nota, salientando ainda que a empresa responsável pela manutenção da estrutura “foi imediatamente acionada e prontamente iniciou os devidos reparos nos locais afetados”.

Denúncia por demora nas obras da Maternidade

No mês passado, a demora nas obras de reforma e ampliação da Maternidade, cuja estrutura permanente fica no bairro São Francisco, zona Norte de Boa Vista, foi alvo de denúncia protocolada no Ministério Público Federal (MPF), no Tribunal de Contas do Estado (TCE-RR) e na Controladoria-Geral da União (CGU).

Na representação, um advogado defende que existem convênios de 2017, cuja execução não foi concluída até agora, o que vem gerando prejuízos de mais de R$ 9 milhões aos cofres públicos pela continuidade do contrato com uma empresa de Brasília, para manter a estrutura provisória da Maternidade, montada no bairro 13 de Setembro, zona Sul.

*Atualizado às 17h46