Cotidiano

Chuvas finais do inverno continuam abaixo da média

Embora ainda cause transtorno à população, o inverno foi avaliado como ameno e, a partir de agora, serão apenas pequenas pancadas chuva

Sensação de tempo quente e chuvas fortes durante as tardes e noites. Esse foi o principal cenário do inverno desse ano para o estado de Roraima, que se despede da estação entre os meses de agosto e setembro e registrará, a partir de agora, apenas pequenas pancadas de chuva conforme explicado pelo Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA) Wellington Farias Araújo, que avaliou o inverno 2019 abaixo da média devido ao fenômeno El Niño. 

Araújo disse que as chuvas fortes começaram tarde e que até setembro a população deve se preparar para chuvas isoladas e esporádicas, além de altas temperaturas após término da estação.

“O fenômeno El Niño se caracteriza por poucas chuvas. Esse fenômeno atmosférico-oceânico é o aquecimento anormal das águas superficiais no Oceano Pacífico Tropical, que altera o clima regional e global, o que tem ocorrido em Roraima e fará com que a população sinta os efeitos após o final do inverno”, explicou.

Já sobre a quantidade de chuvas, o nível do Rio branco demonstra em números o inverno dentro da normalidade. Na quarta-feira era marcado 5,16m, enquanto no mesmo período do ano passado foi registrado 7,8m. De acordo com informações meteorológicas da Femarh para o estado de Roraima, junho seria o mês com maior volume de chuva. No entanto, na capital choveu apenas 368,7mm de precipitação, enquanto no mesmo período de 2018 choveu 388,3mm. Acima de 300mm ainda é considerado padrão no registro de precipitação.

O Diretor executivo de Proteção e Defesa Civil, Coronel Claudiomar Ferreira, explica que, embora o inverno não tenha registrado desabrigados e seja considerado dentro da normalidade, houve muitos problemas no interior do estado por conta de estradas e condições das pontes.

“Nós observamos que as estradas e os rios estão transbordando, então está chovendo muito para os municípios de São Luiz e Caroebe. Não existem estações meteorológicas em todas as regiões para que possamos avaliar a quantidade de precipitação exata para cada município, mas os estragos falam por si só. Em Uiramutã caíram pontes devido a uma enxurrada e apresentam dificuldade para recuperação”, disse.

Ainda conforme informações do Coronel Claudiomar Ferreira, já choveu o total de 1.244,5mm de precipitação para Roraima e que enquanto houver inverno a Defesa Civil estará atenta às necessidades da população. “Existe inverno até o final de agosto e vamos continuar o trabalho de acompanhamento e intervindo quando necessário”.