Cotidiano

Moradores mostram alagamentos por Roraima

Em caso de emergência, população pode ligar para o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil

Moradores compartilharam nas redes sociais centenas de fotos e vídeos que mostram alagamentos provocados pelas chuvas na manhã desta quarta-feira (18), em Roraima.


Situação da rua Benjamin Pereira Melo, no bairro Senador Hélio Campos (Foto: Reprodução)

Na capital Boa Vista, no bairro Senador Hélio Campos, a água invadiu os quintais das casas da rua Benjamin Pereira Melo, isolando os moradores. Situação semelhante na HC-15, onde os moradores ficaram isolados e sem poder trafegar.

“Aqui tem criança que estuda, que tem que passar por essa rua. Tem mãezinha que tem criança pequena e precisa levar criancinha pra consulta e passar por essa rua. Situação mesmo sem condições de tráfego”, relatou um morador da HC-15.

A Prefeitura de Boa Vista informou que as equipes da Patrulha da Chuva e Defesa Civil Municipal estão nas ruas desde as primeiras horas da manhã acompanhando a situação e atendendo aos chamados da Central 156. De acordo com os pluviômetros da Defesa Civil distribuídos pela capital, choveu entre 22 e 38 milímetros. Só o pluviômetro localizado no bairro Calungá registrou 89 milímetros nesta madrugada. 

Uma equipe da Defesa Civil está neste momento no bairro Senador Hélio Campos, na área de chácara, na margem das lagoas do bairro, cadastrando e auxiliando as famílias que necessitam, a se deslocar pra algum outro local seguro, como casa de parentes e amigos. Outra equipe segue atendendo aos pedidos da Central 156.

A prefeitura lembra que é importante que a população não coloque entulho, galhadas e outros materiais em frente as casas, nas calçadas ou ruas. Essa atitude prejudica o escoamento das águas das chuvas, entope bueiros e causa alagamentos.

Houve vários alagamentos pelo interior, como no Município de Cantá, Norte do Estado, em trecho da vicinal 9.


Situação da vicinal 9, no Município de Cantá (Foto: Reprodução)

No Sul de Roraima, o cruzamento da rua Antônia Patrício do Nascimento com a Avenida São Cristóvão, em São João da Baliza, ficou alagado.


Alagamento em São João da Baliza (Foto: Divulgação)

Em Caroebe, o trecho BR-210, conhecida como Perimetral Norte, rompeu. Em Rorainópolis, um trecho da avenida Airton Senna, uma das principais da cidade, ficou inundado após o transbordamento do igarapé Chico Reis.


Uma das principais avenidas de Rorainópolis ficou assim após o transbordamento do igarapé Chico Reis (Foto: Reprodução)

O diretor executivo de Proteção e Defesa Civil do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, coronel Cleudiomar Alves Ferreira, ressaltou preocupação com possíveis transbordamentos de rios, como Cachorro, Barauana e Barauaninha, sobre a rodovia BR-432, além do rio Itã sobre trecho da estrada de acesso à vila Novo Paraíso, em Caracaraí.

Ferreira ressaltou a previsão de chuvas acima do esperado para este período de precipitação, em função da influência do fenômeno La Niña, provocado pelo resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Conforme monitoramento da Defesa Civil estadual, por volta de 8h, chovia de 8 a 25 milímetros por hora na região em torno da capital Boa Vista.

Em caso de emergência, a população pode ligar para os números 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Publicidade