Cotidiano

Ciclo de debates vai discutir inclusão do IFRR em proposta do MEC

Aberta para a comunidade interna e externa, as discussões começam na segunda-feira, dia 26, no Campus Boa Vista Zona Oeste

Os cinco campi do Instituto Federal de Roraima (IFRR) vão realizar na próxima semana debates sobre o “Future-se”, nova proposta do Ministério da Educação (MEC) para socorrer o caixa das instituições de ensino. A pasta abriu uma consulta pública para saber a opinião da sociedade e receber sugestões até o dia 29.

O Future-se busca fortalecer a autonomia financeira nas universidades e nos institutos federais por meio de incentivo à captação de recursos próprios. Para tanto, a operacionalização desse programa ocorrerá mediante contratos de gestão firmados pela União e pela instituição de ensino com organizações sociais (associações privadas que recebem recursos do Estado para prestar serviço de interesse público, como saúde e educação).

Reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho explicou que a adesão ao programa é voluntária, por isso há necessidade de se organizar e incentivar debates e análises com a comunidade acadêmica e a população em geral sobre a proposta apresentada pelo MEC, seus potenciais efeitos e a viabilidade de implantação do Future-se no instituto. 

“A forma como o programa foi apresentado demanda cautela, pois não estão claros, por exemplo, os limites de atuação dessas OS dentro das instituições de ensino. Há uma insegurança jurídica que nos leva a questionar se a autonomia administrativa, financeira e patrimonial, e mesmo a didático-científica, será efetivamente preservada”, pontuou.

Vale lembrar que no dia 1° de agosto, durante a 2ª Reunião Extraordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em 2019, foi publicada uma nota oficial do conselho sobre o programa, com pontos reflexivos sobre essa ação governamental. 

Outras informações sobre o Future-se estão disponíveis no portal do MEC. 


VEJA OS HORÁRIOS E LOCAIS DOS DEBATES

Campus Boa Vista Zona Oeste

Dia 26/8

Horário: 14 horas

Endereço: Rua Prof. Nonato Chacon, 1976, Bairro Laura Moreira (Conjunto Cidadão), Boa Vista 

Campus Boa Vista

Dia 27/8

Horário: 14h30

Endereço: Avenida Glaycon de Paiva, 2496, Pricumã, Boa Vista 

Campus Novo Paraíso

Dia 28/8

Horário: 15 horas

Endereço: BR-174, Km 512, Vila Novo Paraíso, Caracaraí 

Campus Amajari

Dia 28/8

Horário: 15h30

Endereço: Rodovia Antonino Menezes da Silva (antiga RR 342), vicinal que liga a balsa de Aparecida à Vila Brasil, Amajari 

Campus Avançado Bonfim

Dia 28/8

Horário: 14h30

Endereço: Escola Estadual Argentina Castelo Branco, Rua Rodrigo Pires Figueredo, 44, Centro, Bonfim 

*INFORMAÇÕES: Ascom IFRR.

Publicidade