Cotidiano

Cinco especialidades médicas infantis podem ser agendadas em UBS’s

Antes, o agendamento só era feito no Hospital da Criança Santo Antônio

Os pais de crianças que precisam de atendimento médico especializado agora podem fazer o agendamento de consultas para cinco especialidades nas Unidades Básicas de Saúde de Boa Vista. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Saúde, Cláudio Galvão, durante entrevista ao Agenda da Semana deste domingo, 9.

As especialidades disponíveis são: otorrino, urologia, ortopedia, pediatria e pneumologia. “Ao receber o encaminhamento para essas especialidades os pais poderão na própria unidade de saúde fazer o agendamento das consultas”, explicou ao informar que o município oferta outras 18 especialidades médicas para o público infantil.

Sobre as constantes reclamações da população a respeito do atendimento na Emergência do Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), o secretário disse que muitos pais permanecem na unidade mesmo com a opção de realizar a consulta em uma UBS.

“Temos o programa Verde Azul onde conforme a classificação do paciente, os funcionários do hospital fazem contato com as UBS’s e agendam uma consulta para aqueles casos classificados como de não urgência. Porém, muitos preferem esperar pelo atendimento no Hospital da Criança, onde as prioridades são os casos emergenciais”, pontuou.

Ainda sobre o Hospital da Criança, o Galvão disse que o principal gargalo é a falta de mão de obra de médicos. “O profissional médico que é contratado hoje pelo município através de concurso e seletivo, tem carga horaria de 20 horas semanal, e temos equipes da atenção primária que tem carga horaria de 40 horas, esses de 20 horas são convertidas em plantões (6,5 de 12 horas, e 13 plantões de 6 horas mensais). E além da carga horaria esses profissionais podem fazer plantão extra. Hoje um plantão de 6 horas paga R$ 900, essa é uma forma de tornar o serviço mais atrativos para esses profissionais que hoje estão em falta em todo país”, esclareceu.


Entrevista ao Agenda da Semana (Foto: Reprodução)

Secretário reforça importância das pessoas tomarem segunda dose da vacina

Ainda durante a entrevista, o secretário reforçou a importância da população tomar a vacina contra a covid-19, assim como as doses de reforço.

“Atualmente, temos 78.54% da população da capital vacinados com a primeira dose, e 57,78% com a segunda dose. Percebemos que os sintomas da doença foram amenizados, e isso muito se deve à vacina, então é importante que as pessoas tenham consciência da importância do imunizante”, disse.

“A dificuldade que temos hoje é a fronteira, que não tem esse controle, e também o período de férias. O covid é uma síndrome gripal, então quanto mais gente tem circulando, mais pessoas ficam doentes. A vantagem que percebemos é que não estão havendo muitas mortes. Mas ainda temos muitas internações e procura por atendimento nas UBS’s”, explicou.

De acordo com Galvão, novas cinco Unidades de Saúde devem ser construídas na Capital e Zona Rural de Boa Vista.

“Hoje temos varias UBS’s em reforma, e ordem de serviço para começar a construção no Airton Rocha e no P.A Nova Amazônia que já está em licitação, e mais três unidades programadas para licitação também. A tendência é aumentar até o ano que vem mais cinco UBS’s”, concluiu.