Cotidiano

Cirurgia para pessoas com epilepsia será abordada em palestra

O seminário é voltado principalmente para pessoas que possuem a doença, familiares, acadêmicos e população em geral

A epilepsia é uma doença que atinge 50 milhões de pessoas no mundo e 3 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para desmitificar sobre a doença, o presidente do ‘Projeto Epilepsia na Sociedade’ do estado da Paraíba, João Hércules, está em Roraima para realizar um Seminário Nacional.

O seminário é voltado principalmente para pessoas que possuem a doença, familiares, acadêmicos e população em geral. 

Entre as temáticas estão as causas da doença, como socorrer uma pessoa em crise, e principalmente sobre uma cirurgia realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que cura as pessoas acometidas pela doença e que ainda é pouco conhecida no país.

“Para a pessoa realizar a cirurgia é necessário possuir a epilepsia refrataria, ou seja, aquela de difícil controle. Nem todos podem realizar o procedimento cirúrgico e o objetivo é esclarecer os pré-requisitos e ajudar o maior número de pessoas”, explicou Hércules.

HISTÓRIA – Hércules conviveu por 30 anos com a doença. Segundo ele, chegou a ingerir 17 medicamentos antiepilépticas por dia e sou ficou curado após realizar a cirurgia em 2005, no estado de Goiás.

De acordo com ele, a cirurgia foi paga e se tivesse acesso à informação poderia ter realizado o procedimento na saúde pública. Desde então, iniciou o projeto e viaja o Brasil e o mundo levando informação sobre a doença. Além de auxiliar, os que irão realizar a cirurgia.

“Desde que me curei, eu venho ajudando a população disseminando informação e auxiliando aqueles que precisam porque o tema é pouco debatido e as pessoas ainda tem muito preconceito”, finalizou.

EM RORAIMA- Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) a rede estadual dispõe do serviço na Clínica Médica Especializada Coronel Mota, com a disponibilidade de atendimento de cinco médicos especializados na área, com consultas médicas de segunda a sexta-feira de manhã e de tarde.

Em 2021 cerca de 2.702 pacientes já foram atendidos. “Vale ressaltar que entre os atendimentos dessa especialidade há diversas patologias que estão associadas à saúde do cérebro e sistema nervoso, incluindo a epilepsia”, destacou a Sesau.

A palestra vai ocorrer nesta sexta-feira, 16, das 8h às 12h, no Sindicato dos Trabalhadores de Saúde (Sintras), localizado na Rua Rotary, 351, bairro Mecejana.

Os interessados devem reservar a vaga através do telefone (88) 99644-6688.