Cotidiano

Cirurgias cardíacas de grande porte são retomadas

Procedimentos feitos até agora foram para retirada de tumor cardíaco, revascularizações miocárdicas e janela pericárdica

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) retomou a realização de cirurgias cardíacas de grande porte no Hospital Geral de Roraima (HGR). O procedimento não era executado desde 2006.

Quatro pacientes entre 38 e 54 anos foram contemplados, sendo três mulheres e um homem, filho da dona Doracelia da Silva Madera, de 57 anos. “A equipe médica me passou uma segurança, o médico me garantiu que seria uma cirurgia tranquila e graças a Deus foi. E o melhor de tudo foi que pode ser feito aqui em Roraima”, declarou Doracelia.


O procedimento não era executado desde 2006 no HGR (Foto: Ascom Sesau)

Segundo o coordenador da cardiologia do HGR, Alexandre Klipel, todas as intervenções realizadas até o momento foram bem-sucedidas, e que os procedimentos feitos foram para retirada de tumor cardíaco, revascularizações miocárdicas e janela pericárdica.

“As cirurgias foram realizadas com auxílio de uma máquina de circulação extracorpórea, que é um dispositivo que possibilita manter a circulação de oxigenação do paciente, enquanto a equipe cirúrgica realiza a intervenção. O coração fica em um estado de cardioplegia, isto é, ele é deixado estático, sem batimentos, para que os cirurgiões realizem os atos operatórios no interior do deste órgão”, ressaltou.

A diretora do HGR, Patrícia Renovato, destacou a importância de o procedimento voltar a ser feito no local de residência do paciente. “O paciente vai receber o tratamento dentro no Estado, com apoio da família, ajudando na logística dele e tornando os custos [que ele teria fora do estado] bem menores. Fora isso, o retorno desse procedimento no HGR acaba reduzindo o tempo de espera dos pacientes que aguardam na fila pelo procedimento”, frisou.

A secretária estadual de Saúde, Cecília Lorenzon, destacou o fato como uma vitória. “A nossa ideia foi facilitar o tratamento para o paciente e a função de acompanhante para os familiares, proporcionando mais conforto, porque eles não teriam mais que se deslocar para outros Estados [via TFD]”, afirmou.