Cotidiano

Cirurgias eletivas são retomadas pela Sesau

Procedimentos retornaram após terem ficado suspensas por quase quatro meses em razão da pandemia do covid-19

As cirurgias eletivas em Roraima foram retomadas pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), após terem sido suspensas por quase quatro meses em razão da pandemia da covid-19. A previsão é que sejam realizados até 450 procedimentos cirúrgicos em um mês.

A informação foi confirmada pelo governador Antonio Denarium (sem partido) e o secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, em entrevista exclusiva à Folha nessa quinta-feira, 23. Os gestores informaram que o serviço retornou desde a segunda-feira da semana passada, com uma média de 15 cirurgias eletivas sendo realizadas por dia.

“Estamos com uma média de 10 intervenções na Capital e cinco no Hospital de Rorainópolis. Antes da suspensão eram 20 a 40 cirurgias por dia. Em Rorainópolis eram 200 por mês”, afirma Denarium.

O governador aproveitou e lembrou que antes de suspender as cirurgias eletivas, a gestão estadual tinha conseguido reduzir a fila de espera de 8 mil para cerca de 4 mil e zerar a lista de outras especialidades, como os procedimentos de catarata, de buco-maxilo, cardíacas, cateterismo e oncológica.

“Aí começou a greve dos enfermeiros no mês de novembro. Ficou novembro, dezembro e janeiro parado. Quando foi retomada a cirurgia novamente, começou a pandemia do coronavírus e as cirurgias eletivas foram suspensas. É um processo demorado, mas vamos começar agora um ciclo pós-pandemia”, ressaltou..

CONVOCAÇÃO DE PACIENTES – Sobre a realização das cirurgias eletivas, o secretário estadual de Saúde, Marcelo Lopes, explica que os procedimentos cirúrgicos são realizados de acordo com o estado de saúde do paciente.

“São convocados de acordo com a gravidade da situação. Os pacientes são os que já estão internados, aqueles que não estão aguardando a cirurgia em casa”, disse Marcelo Lopes. “Eles estão hospitalizados em alguma das nossas unidades hospitalares e nós estamos liberando por meio da cirurgia. À medida que vai liberando a vaga, vamos chamando os outros”, informou.