Cotidiano

Cirurgias são canceladas após suspensão de alimentação e limpeza


As cirurgias eletivas que deveriam ser realizadas nessa quinta-feira (13), no Hospital Geral de Roraima e na Maternidade Nossa Senhora de Nazaré, foram canceladas pela Sesau. O cancelamento ocorreu após as empresas terceirizadas prestadoras dos serviços de alimentação, limpeza e lavanderia nas unidades de saúde suspenderem os serviços e fornecimentos, por conta do atraso de cinco meses no pagamento. 

 “O atraso nos pagamentos devidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já perdura por mais de 150 dias, o que impossibilitou dar prosseguimento ao serviço. Como não há o repasse, fica impossível pagar os colaboradores. O contrato encerra agora, dia 05, e não há interesse em manter o contrato”, explicou o consultor da empresa de alimentação que preferiu não ser identificado. 

O funcionário reforçou que os valores do contrato são menores em comparação a outras empresas que fornecem o mesmo serviço. “Nós sabemos das dificuldades do governo do Estado e ainda assim temos uma tabela de preços menor de que outros estabelecimentos, e mesmo fazendo todo esse ajuste ainda não há previsão de pagamento e de renovação de contrato, por isso ficamos impossibilitados de manter o serviço”, disse.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que “por conta dos trâmites administrativos e sistêmicos relacionados ao pagamento das empresas terceirizadas, ocorreu a paralisação temporária das atividades, o que ocasionou a remarcação dos procedimentos, agendados para esta quinta-feira (13), pelo setor que cuida do mapa de atendimento. No entanto, os pacientes serão comunicados da data e horário de retorno”.

A Sesau ressalta que os pagamentos das empresas foram efetuados na tarde desta quinta-feira, 13. “Após a liberação do sistema bancário. Desta forma, os serviços prestados nas Unidades Hospitalares, pelas empresas terceirizadas, serão normalizados de forma imediata.”