Cotidiano

Claretiano oferece quatro novos cursos presenciais em Roraima

Os cursos presenciais de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Biomedicina e Enfermagem serão ofertados a partir de 23 de setembro

Atento às novas demandas do mercado de tecnologia e inovação, e à necessidade de formar profissionais capacitados, o colégio Claretiano, promoveu nesta sexta-feira, 13, às 16 horas, a cerimônia de abertura de sua faculdade presencial em Boa Vista e passou a oferecer quatro novos cursos de ensino superior presenciais em Roraima. 

O evento aconteceu no auditório da instituição e contou com a participação de diretores locais e nacionais. Na ocasião, foram apresentados os cursos, além do projeto pedagógico e os princípios da rede. Estavam presentes o diretor acadêmico do Claretiano – Faculdade de Boa Vista, Júlio César dos Santos, o pró-reitor administrativo do Claretiano – Rede Educação, Pe. Luiz Botteon, e o reitor do Claretiano – Centro Universitário, Pe. Sérgio Ibanor Piva.

Estão sendo ofertados Administração, Gestão de Recursos Humanos, Biomedicina e Enfermagem que tiveram suas diretrizes apresentadas durante o lançamento oficial.

De acordo com Augusto Cézar Pitancó, superintendente de marketing e comunicação do Claretiano – Rede de Educação em Roraima, a instituição passou por um processo avaliativo rigoroso, realizado in loco por uma comissão do Ministério da Educação.

“Temos uma infraestrutura nova, moderna e inovadora, com salas climatizadas, com recursos audiovisuais, piscinas, campo society, quadra e auditórios, além de salas de estudo e bibliotecas. Sem falar no nosso corpo docente e administrativo, que reúne profissionais de excelência. Por conta dessa estrutura já consolidada, obtivemos notas excelentes para darmos início aos cursos que serão ofertados”, destacou Pitancó.

O Claretiano – Rede de Educação está presente em Boa Vista há 8 anos com as atividades do Claretiano – Colégio e do polo de educação a distância do Claretiano – Centro Universitário, que atualmente oferece mais de 30 cursos de graduação.

As graduações foram autorizadas pela portaria 408 do Ministério da Educação (MEC), publicada dia 2 de setembro.

 A princípio, serão disponibilizadas 60 vagas em cada curso. As inscrições deverão ser realizadas a partir de 23 de setembro pelo site www.claretiano.edu.br.

Claretiano atende demanda pelo desenvolvimento


O pró-reitor administrativo, Pe. Luiz Botteon e o diretor acadêmico Júlio César dos Santos (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

O pró-reitor administrativo do Claretiano – Rede Educação, Pe. Luiz Botteon explicou que a instituição vem visando a região Norte, em especial a Amazônia, como uma demanda da Igreja católica. 

“O Claretiano como rede de educação observou as necessidades da região, nós assumimos um compromisso que vem desde um pedido Papa Francisco que as instituições católicas do Brasil deem uma atenção maior a Amazônia, ainda mais com a situação da migração em Roraima. Os missionários tem essa função desafiante” explicou.

De acordo com Júlio César dos Santos, diretor acadêmico do Claretiano, os novos cursos atendem uma demanda de desenvolvimento, principalmente no setor de saúde do estado. 

“Os cursos escolhidos vieram de uma perspectiva da população local, após uma pesquisa estratégica. Nosso intuito é colaborar com o estado e com os municípios, formando bons profissionais que poderão atuar nessa área técnica” explicou.

Cursos do Claretiano tem nota 5 no MEC

O Claretiano – Faculdade de Boa Vista foi credenciado com avaliação máxima pelo Ministério da Educação — nota 5. Os cursos de Administração e Recursos Humanos iniciarão as atividades também com conceito 5 e os cursos de Biomedicina e Enfermagem com a nota 4. A escala avaliativa do MEC vai 1 a 5.

Vale dizer ainda, que a rede tem 50 anos de experiência com o ensino superior e é considerada referência quando o assunto é educação a distância — pois mantém o melhor centro universitário do país, que conquistou por sete anos consecutivos a nota 4 no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

“A nota obtida pela faculdade em Boa Vista reafirma nossa preocupação e tradição com um ensino de qualidade, apoiado em um projeto educativo consistente, com profissionais comprometidos com a formação da pessoa humana. Temos certeza que em breve novos cursos presenciais serão anunciados”, afirmou Augusto Cézar Pitancó, superintendente de marketing e comunicação.

O Claretiano – Faculdade de Boa Vista está localizado na Rua Antônio Augusto Martins, 52, no bairro São Francisco. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, e aos sábados, das 8h às 15h, ou ainda pela central de atendimento pelo telefone (95) 3621-7200.