Cotidiano

Código de Defesa do Consumidor completa 29 anos

O CDC trouxe diversos avanços e conquistas nas relações de consumo

Uma das maiores conquistas para o consumidor brasileiro, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) completou 29 anos nesta quarta-feira, 11. Em Boa Vista, a população conta com o trabalho da Secretaria Executiva de Defesa do Consumidor (Procon Boa Vista), que tem garantido a resolução de diversas demandas da sociedade.    

A secretária executiva Procon Boa Vista, Sabrina Tricot, comentou que nos últimos anos, o órgão obteve diversas conquistas por meio dos atendimentos prestados à população boa-vistense, visando sempre a proteção e defesa dos direitos de milhares de consumidores, além do reconhecimento Nacional.

“O principal desafio do Código de Defesa do Consumidor é acompanhar as relações consumeristas ao longo dos anos, diante do cenário multifacetado e cybernético que levou milhares de consumidores ao superendividamento nos últimos anos”, explicou Sabrina.

A atuação do Procon Boa Vista

Com foco na solução das demandas em atendimento preliminar, o Procon Boa Vista  visa a proteção e defesa dos direitos dos consumidores boa-vistenses, com mais 97% de resolutividade dos casos. No órgão já foram computados mais de 10.500 atendimentos e em torno de 1.500 consultas SERASA. 

Ao longo dos anos, o Procon Boa Vista tem crescido em estrutura e atuação. Com o olhar cuidadoso da gestão da prefeita Teresa Surita, passou de Coordenadoria para Secretaria Executiva. Além disso, recebeu veículo próprio, vem atuando na melhoria da condição de trabalho dos seus funcionários e está em fase de reestruturação do local de atendimento.

Por meio das equipes técnicas, tem feito excelentes trabalhos através dos Projetos Proconzinho, que leva informações de consumo consciente e sustentável às crianças da rede municipal de ensino; Procon Educa, levando informação sobre direito dos consumidores aos jovens, adultos e idosos e o Procon nos Bairros, com ações e eventos promovidos pela prefeitura como forma de orientar e auxiliar nos trabalhos de fiscalização, levando, também, informação à população.

Atualmente, o órgão tem focado na fiscalização como forma de dar o retorno que a população merece, em face das denúncias que vem chegando ao órgão de forma mais frequente.

“Os consumidores começaram a conhecer mais sobre direito do consumidor e a buscar seus direitos. Assim, sabendo da existência do Procon Boa Vista, têm procurado cada vez mais por nosso atendimento e pela formalização de reclamações e denúncias. Essa credibilidade que conquistamos é de suma importância para nós, pois é o sinal de que estamos no caminho certo e realizando um bom trabalho”, afirma Sabrina Tricot.

O Procon Boa Vista está localizado no Centro de Atendimento ao Cidadão João Firmino Neto – Terminal do Caimbé – Avenida dos Imigrantes, n.º 1612/Buritis – sala 02. O atendimento ocorre de 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h.