Cotidiano

Coleta de dados do Censo Escolar encerra no dia 1° de agosto

Em Roraima, o censo já foi finalizado em todas as escolas da rede estadual e privada 

O Censo Escolar 2022 segue sendo realizado em todo o Brasil e o prazo para a inserção de dados no sistema EducaCenso encerra no próximo dia 1° de agosto. A maior pesquisa educacional do país começou no dia 25 de maio. 

Até o momento em Roraima, 100% das Escolas da rede estadual de ensino finalizaram o censo antes do encerramento do prazo. 

Duas escolas indígenas foram criadas e 31 escolas indígenas Yanomami e uma escola rural retornaram às aulas após a paralisação por conta da pandemia de covid-19. As escolas da rede privada também já finalizaram a coleta de dados. 

A participação de todas as escolas com a declaração das informações da Educação Básica no sistema é importante. No entanto, dois municípios estão pendentes: Amajari e Uiramutã. 

“Temos que inserir todas as escolas sem deixar ninguém de fora. Quero fazer um apelo as redes dos dois municípios para realizarem a inserção dos dados da educação básica do sistema Educacenso imediatamente”, convocou a coordenadora estadual do Censo Escolar na Seed (Secretaria Estadual de Educação e Desporto), Rosalete Saldanha. 

Durante a pesquisa, são coletados dados de todas as etapas e modalidades de ensino como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, além de Educação Especial, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Profissional. As informações são inseridas por gestores e secretários escolares no Sistema Educacenso. 

Nesta primeira etapa, os responsáveis preenchem questionários sobre a escola, quantitativo de alunos (matrícula inicial), dados de professores e gestores, bem como informações sobre o funcionamento da instituição. Neste ano, também serão coletados dados sobre o Novo Ensino Médio nas escolas que já aderiram ao modelo. 

No dia 16 de setembro serão enviados os dados preliminares para publicação. A partir desta data, será aberto um período de 30 dias para conferência, ratificação e eventuais retificações nas informações declaradas. 

PESQUISA 

O Censo é coordenado em todo o país pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação, com a participação de escolas públicas e privadas. 

Ele ocorre de forma simultânea e programada em todos os estados. Por meio da coleta de dados, é possível obter informações individualizadas de cada estudante, professor, turma e escola do Brasil, de todas as redes, públicas (municipais, estaduais e federais) e privadas. 

O Censo é uma importante ferramenta para o processo de ensino uma vez que é com base nos dados coletados que são definidas as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação. 

“Dessas informações são subsidiadas todas as políticas públicas para o funcionamento da Educação como transporte, merenda e o livro didático”, destacou Rosalete. 

No ano passado, o Censo Escolar da Educação Básica registrou 46,7 milhões de matrículas em 178 mil escolas da Educação Básica. O Estado de Roraima registrou a matrícula de 77.313 estudantes em 346 escolas.