Cotidiano

Colóquio vai abordar questão de refúgio e migração em Roraima

Promovido pelo Ministério Público, o evento ocorre em alusão ao Dia do Imigrante e Dia do Refugiado

Com o objetivo de estimular o debate sobre migração e refúgio, além de informar e aproximar a sociedade roraimense às organizações envolvidas no acolhimento. O “Colóquio sobre Refúgio e Migração’ irá debater interiorização dos imigrantes e refugiados, com referência aos trabalhos que vêm sendo realizados em Roraima após a crise econômica e social que ocorre na Venezuela e que gerou um forte fluxo migratório para o Brasil.

O evento será realizado pelo Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio do Ceaf (Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional” nesta terça-feira, 25, por ocasião do Dia do Refugiado (20/06) e Dia do Imigrante (25/06).

De acordo com Márcio Rosa, Diretor do Centro de Estudos do Minitério Público, o Colóquio também busca a troca de conhecimentos, experiências e pontos de vista sobre migração e refúgio no nosso Estado. 

“É um tema bem pertinente para a situação em que se vive em Roraima, uma situação complicada com muitos imigrantes vindo em massa para o estado, e isso precisa ser discutido, e principalmente quais são as medidas que estão sendo tomadas, buscando um ponto de vista da lei brasileira” explicou.

Participarão do evento, o coordenador Operacional Adjunto da Operação Acolhida, Coronel Georges Feres Kanaan, a representante da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados – ACNUR, Esther Benizri, a jornalista Érica Figueredo, o Padre Jesuíta e Assessor da Pastoral Universitária da Diocese Roraima, Antônio Ronilson Braga de Souzae o Promotor de Justiça do MPRR e Membro do Grupo Especial de Atuação e Monitoramento do Fluxo Migratório – Geafi, André Paulo dos Santos Pereira. 

O Colóquio terá a duração de 2 horas, das 9h às 11h, no auditório do edifício-sede do MPRR. As inscrições serão feitas via formulário disponibilizado na página do Ceaf . Os participantes terão direito a certificado de participação.

SERVIÇO

“Colóquio sobre Refúgio e Migração”

Data:
 25/06/2019

Hora:
 9h às 11h

Carga horária:
 2 horas/aula

Público-Alvo:
 Membros e Servidores do MPRR, e público em geral.

Local:
 Auditório do edifício-sede do MPRR – Avenida Santos Dumont, 710, São Pedro.