Cotidiano

Com previsão otimista, Comércio se prepara para vendas

Além da movimentação na economia, o dia das mães também vai proporcionar 30 vagas em empregos temporários em Roraima

Falta apenas uma semana para o dia das mães, e comerciantes de Boa Vista já apresentam otimismo nas vendas. A data comemorativa marcada como a segunda mais importante no calendário do comércio tem previsão para movimentar R$ 15,3 milhões em vendas no estado e estima aumento de 3,2% em relação a 2018. Além da movimentação na economia, o dia das mães também vai proporcionar 30 vagas em empregos temporários em Roraima. Os dados são da Fercomércio (Federação do comércio de Bens e serviços e turismo do Estado de Roraima).

Graziele Azevedo é responsável pela expansão de uma franquia especializada em perfumes e confirma as expectativas positivas para as vendas. “Nossas lojas estão decoradas com o tema mãe e a partir de hoje esperamos um movimento maior até semana que vem, devido ao pagamento salarial. O público é diferenciado, existem pessoas que procuram desde lembranças simples à kits com vários produtos. O consumidor julga válido investir em uma figura tão importante como a mãe,” disse Graziele.

Outra comerciante otimista é a Ellen Prado que nos contou a importância da data para alavancar as vendas da loja. “O dia das mães é considerado o segundo natal para nós do comércio. De fato, as vendas dobram durante a data e utilizamos os resultados de superação para organizar todas as contas. Ano passado devido à grave crise financeira no Estado, não conseguimos ultrapassar a meta de vendas, mas 2019 já apresenta números diferentes, por isso estamos prontos para receber os clientes,” explicou Ellen.

78% dos Consumidores devem realizar ao menos uma compra para o dia

De acordo com Fabiano de Cristo, diretor de relações Institucionais da Câmara de Dirigentes Lojistas de Boa Vista (CDL) o consumidor está disposto a investir até R$ 200 em compras para presentear a mãe. “78% dos boa-vistenses irão comprar lembranças para as mães. A data marca positivamente o setor de varejo no estado, já que dificilmente alguém não lembra da figura materna.

Ainda de acordo com o Presidente da CDL, os segmentos que mais atraíram o consumidor na hora de realizar as compras na data, ano passado, foram os de perfumaria, que registraram aumento de 36% em vendas, seguido dos chocolates com 19% e por último eletrônicos com 10%. “Os celulares e outros aparelhos apresentaram pouco aumento devido à alta do dólar, que encareceu o produto para o brasileiro, mas ainda foi registrado como um dos mais procurados,” explicou.

Shoppings de Boa Vista terão programação e itens diversos para presentear mães 

Assim como o comércio local gera grandes expectativas para a data comemorativa do dia das mães, os shoppings de Boa Vista também esperam crescimento nas vendas. O shopping localizado no bairro Cauamé espera aumento de 30% nas vendas totais e 40% a mais no movimento de pessoas no local, comparado ao ano de 2018. Para atrair consumidores é investido em programações especiais com oficinas de confecção de lembranças e promoções limitadas com brindes.

Já o shopping do bairro Caçari espera crescimento de 15% nas vendas em relação ao ano anterior. Junior Carneiro, gerente de vendas do shopping, explica que a crise dificultou o poder de compra dos clientes, mas as vendas ainda foram registradas como excelentes em 2018. 

“Esse ano é previsto crescimento de 2% a mais em relação ao ano anterior que foi de 13%. Os Lojistas estão animados, cada data representa movimentação de venda diferente nas lojas. Antes as pessoas pensavam em dar eletrodomésticos para a mãe, mas hoje elas querem ganhar assessórios e até aparelhos celulares, por isso existe muita diversidade de itens no shopping que vão agradar todos os públicos,” concluiu Carneiro.