Cotidiano

Comarca de Rorainópolis passa a contar com dois juízes titulares

A solenidade de assinatura do termo de instalação da 2ª Titularidade da Vara Única da Comarca de Rorainópolis foi realizada nesta terça-feira, dia 12

Com a segunda maior demanda processual do Estado, depois da Capital Boa Vista, a Comarca do município de Rorainópolis teve nesta terça-feira, dia 12, a instalação da 2ª Titularidade da Vara Única, junto com a promoção da então juíza substituta Noêmia Cardoso de Souza, que agora passa a atuar como 2ª titular da unidade judicial. Isso significa dizer que a comarca passará a contar com dois juízes atuando diretamente nas demandas do município.

As medidas adotadas pela atual gestão visam dar mais condições de trabalho à segunda maior comarca do Estado, para que ela se torne uma comarca modelo e apresente resultados correspondentes aos investimentos; e que sejam satisfatórios para os jurisdicionados, ou seja, à população que é atendida pela Justiça no município de Rorainópolis.

“A intenção é dar todas as condições para que esta unidade atue de forma cada vez mais eficiente e célere. Para isso, além da instalação da segunda titularidade e a promoção de mais um magistrado para atuar como titular na comarca, estamos ainda disponibilizando um suporte virtual, que, por meio de uma equipe de Boa Vista, vai dar um aporte muito significativo para o andamento dos trabalhos na região sul do estado”, destacou o presidente do TJRR, desembargador Mozarildo Cavalcanti, durante a solenidade de instalação.

A 2ª titular da Comarca de Rorainópolis, juíza Noêmia Cardoso de Souza, disse que essas medidas são recebidas em momento oportuno, pois a segunda maior comarca do Estado tem um grande volume de trabalho, necessitando do contínuo apoio da gestão para garantir uma atuação célere e eficiente para a população.

“Realmente temos muito trabalho. Mas atualmente está mais fácil e fluindo melhor, com a ajuda de mais um magistrado, o juiz substituto Nildo Inácio. E agora, com esse suporte maior da equipe de Boa Vista, atuando virtualmente apoiando os trabalhos nesta comarca, esperamos corresponder às expectativas de nos tornarmos uma comarca modelo”, declarou.

COMARCA DE RORAINÓPOLIS – Atualmente, com cerca de 30 mil habitantes, conforme estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), o município de Rorainópolis, município que faz fronteira com o estado do Amazonas, tem a segunda maior comarca do estado de Roraima, com a maior quantidade de processos judiciais depois da Capital Boa Vista.

Com a instalação da 2ª Titularidade, a Comarca de Rorainópolis será a única com dois juízes titulares, sendo o 1º titular o juiz Esdras Silva Pinto, que atua como presidente do Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRR, tendo como substituto na comarca o juiz Nildo Inácio; e a magistrada Noêmia Souza, que passa a atuar agora como 2ª titular.

Para o 1º titular, juiz Esdras Silva Pinto, essa medida da presidência do TJRR refletirá em reforço para as ações da comarca, que atua com grande complexidade, pois atende às áreas da Infância e Juventude, Varas de Família, Criminal e Cível, e Fazenda.

“Rorainópolis é a comarca com maior acervo em processos no Interior de Roraima, e mais um juiz para dividir esse acervo, realizar audiências, entre outras atividades, deverá melhorar ainda mais a prestação jurisdicional no município”, destacou.