Cotidiano

Combate à desinformação durante eleições é tema de seminário

O objetivo é construir uma rede articulada para combater a desinformação nas próximas eleições

O combate à crescente onda de desinformação em relação ao novo coronavírus pode ajudar para uma atuação mais estratégica e eficiente nas Eleições 2020?

Esse é o tema do programa Democracia Digital em 2020, realizado pela Agência Lupa, o Instituto Tecnologia e Equidade (IT&E) e o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) para conscientizar, educar e ajudar no combate aos processos de desinformação em massa nas próximas eleições municipais.

Inscrições para o talk show deve ser feito via Sympla.

O objetivo da ação é construir uma rede articulada e mobilizada para combater a desinformação nas próximas eleições com a participação de públicos estratégicos e com o apoio dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros.

Devido à pandemia do coronavírus, a iniciativa tem sido realizada de forma online, a fim de dar continuidade ao necessário programa  em tempos de quarentena instaurada em todo o país.

O evento ‘Democracia Digital Eleições 2020’, edição Roraima vai acontecer no dia 2 de julho, das 9h às 11h, horário local.

Dinâmica do evento online

O programa Democracia Digital acontecerá com programação dividida em duas etapas (turnos) ao longo do mesmo dia. Na primeira parte, em forma de talk show, será conduzido o debate “Como o combate à epidemia da desinformação sobre o novo coronavírus pode nos ajudar na preparação para as próximas Eleições municipais?”.

O objetivo desse espaço é discutir e buscar os principais aprendizados decorrentes da crise de desinformação relacionada ao novo coronavírus para se preparar para o enfrentamento da desinformação no contexto das eleições municipais. A proposta é que os participantes convidados realizem perguntas em tempo real para os debatedores.

A segunda parte será uma oficina de checagem direcionada aos servidores públicos e jornalistas de Roraima indicados pelo TRE/RR.

O público-alvo da oficina são profissionais que estarão trabalhando na linha de frente do combate à desinformação durante o período eleitoral.

A iniciativa tem também apoio do Instituto Betty & Jacob Lafer. As oficinas de checagem contam com a parceria do WhatsApp.