Cotidiano

Combate ao mosquito são intensificadas em bairros de maior índice

As medidas incluem borrifação de inseticida e visitas nas casas. Saiba os locais

O combate ao mosquito Aedes aegypti em Boa Vista tem sido constante, com objetivo de eliminar ao máximo o risco de infestação de doenças como dengue, zika e chikungunya. Por isso, medidas preventivas têm sido adotadas e contam com apoio de militares do Exército e da Força Aérea Brasileira, que durante todo o mês de setembro auxiliam nas ações de prevenção, nos bairros com maiores incidências das doenças.

A parceria envolve desde a visitação rotineira nas casas com inspeção de criadouros até a borrifação de inseticidas, quando necessário. Com essa união de forças, as equipes já passaram pela área de interesse social Pedra Pintada e, nesta semana, estarão visitando os moradores do bairro Mecejana.

Nessas ações, sempre são repassados aos moradores orientações importantes que envolvem os cuidados com o lixo, recipientes que acumulam água e outras informações necessárias para sensibilizar sobre os perigos que as doenças podem trazer à saúde das famílias.

Enquanto os militares visitam um bairro, os agentes de combates as endemias atuam integrados aos agentes comunitários de saúde em outros locais, também com visitas domiciliares, identificando focos ou criadouros do Aedes e também outras possíveis doenças transmitidas por vetores.

Incidência – Neste segundo quadrimestre de 2019, o 4º Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (Liraa) mostra que houve redução da infestação do mosquito em Boa Vista, onde foi classificado com 7.1% (alto índice para infestação do mosquito e transmissibilidade das doenças). Porém, esse número é menor que o registrado no último dado, cujo índice foi de 9,3%.

“A alta incidência deve-se ao período chuvoso mais prolongado comparado ao ano passado e um aumento na produção do lixo domestico. Hoje, 94,8.% dos focos são encontrados nas residências e 38,6% em lixo encontrado nos quintais e que poderia ser evitado. A nossa orientação é para que a população continue prevenindo a proliferação dos focos do mosquito em suas residências, e também que recebam a visita dos agentes”, solicita o coordenador do Núcleo de Doenças Transmitidas por Vetores, Samuel Garça.  

Cuidados necessários para evitar doenças:

A população é a maior parceira no combate ao Aedes. O lixo doméstico e recipientes ainda são os maiores focos do mosquito. É importante que todos façam a sua parte, acondicionando o lixo de maneira correta, tirando uns 10 minutinhos para verificar o quintal.

As denuncias de focos do Aedes podem ser feitas através do 156. Em caso de suspeita de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti deve-se procurar imediatamente uma unidade básica de saúde mais próxima para preenchimento de notificação e posterior bloqueio do avanço da doença.