Cotidiano

Começa maior evento jurídico de Roraima

Ainda restam algumas vagas para o Congresso Jurídico. Para participar, os interessados podem fazer a inscrição pela internet

Começa, nessa quarta-feira (9), a 11ª edição do Congresso Jurídico de Roraima, o maior evento jurídico do estado realizado pelo Centro de Estudos Jurídicos de Roraima (Cejurr), a Estácio da Amazônia e a Universidade Federal de Roraima (UFRR).

A temática central deste ano é o Direito Processual e, ao longo de três dias, profissionais renomados vão abordar direito processual administrativo, constitucional, civil, penal e trabalhista.

Para tratar do tema, o Congresso promoverá três conferências e nove palestras durante o evento, que será realizado no Centro Amazônico de Fronteiras (CAF) da UFRR. A conferência de abertura do congresso será realizada pelo professor doutor, Flávio Martins, autor do livro ‘Curso de Direito Constitucional’, que falará sobre ‘Direito Processual Constitucional: as principais inovações’. A abertura será às 17h30 e a conferência terá início às 18h30.

No segundo dia, a programação começa mais cedo, às 15h30, com a apresentação de palestras. A segunda conferência está marcada para as 18h com o advogado Leone Pereira, pós-doutor pela Universidade de Coimbra/Portugal. O conferencista apresentará um ‘Balanço prático da Reforma Trabalhista no âmbito processual’. Mais quatro palestras estão previstas para o último dia do Congresso. E o encerramento ficará por conta da conferência sobre Feminicídio, que será apresentada pela advogada e professora Patrícia Vanzolini, doutora em Direito Penal pela PUC de São Paulo.

O CONGRESSO

A diretora do Cejurr, Denise Cavalcante, ao avaliar os 11 anos de realização do evento em Roraima reforça a parceria da Estácio da Amazônia ao longo de todas as edições.

“Desde 2002, quando o Centro ainda era Faculdade Atual da Amazônia, fizemos uma parceria e em 2008 resolvemos realizar o primeiro congresso jurídico que foi alusivo aos 20 anos da Constituição Federal. E nesse primeiro evento reunimos cerca de 800 pessoas”, lembra.

Ela afirma ainda que a continuidade do evento, por todos esses anos, permitiu que o Congresso entrasse para o calendário estadual de atividades jurídicas. “Não só entramos para o calendário como o evento jurídico de maior porte do estado, como também somos hoje o maior congresso presencial da Região Norte e o maior congresso presencial de todas as unidades da Estácio do país”, ressaltou.

INSCRIÇÕES – Ainda restam algumas vagas para o Congresso. Para participar, os interessados podem fazer a inscrição pela internet, no site www.tickephone.com.br, ou na área de convivência da Estácio e no Roraima Garden Shopping. Estudantes pagam R$90 e profissionais, R$180,00.