Cotidiano

Comércio tem novo horário de funcionamento na Capital

Outra diferença é o retorno dos cultos, missas e celebrações religiosas e das feiras livres

O prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou nesta quarta-feira, 10, as novas regras de funcionamento do comércio na Capital. Uma delas é a alteração do horário de atendimento do do comércio, que passa a ser das 07h às 21h.

Segundo o prefeito, o comércio poderá funcionar de segunda a domingo, das 07h até as 21h. Após esse horário os estabelecimentos deverão permanecer fechados. Permanecem os serviços de delivery e drive-thru neste período para higiene, itens de saúde, gás de cozinha e semelhantes. Antes, o horário era das 08h as 20h. Os supermercados entram nas mesmas regras do comércio, das 07h até as 21h. Os shoppings devem funcionar das 10h as 21h.

“Existem algumas exceções que basicamente são as mesmas que estavam previstas no decreto anterior, mas as informações estarão disponíveis na tarde de hoje no site da Prefeitura de Boa Vista”, acrescentou. Arthur não especificou o prazo de validade do decreto, mas ressaltou que os maiores detalhes estarão dispostos no documento.


Funcionamento é alterado (Foto: Diane Sampaio/FolhaBV)

Outra diferença é o retorno dos cultos, missas e celebrações religiosas com restrição do número de pessoas, com 30% de ocupação da capacidade máxima e das feiras livres, sem restrição aos finais de semana. “Vamos fortalecer a nossa equipe para trabalhar nas feiras e garantir que as pessoas utilizem as máscaras e orientando as pessoas”. 

As praças públicas, parques infantis; Vila Olímpica; quadras de esporte e balneários públicos permanecem fechados. As festas de aniversário, formaturas e de casamentos também estão proibidas. Não há previsão de retorno das atividades nas escolas municipais e as escolas particulares permanecem com atendimento com 50% da ocupação. O atendimento nas secretarias municipais permanece de forma remota.

O antigo decreto em vigor tinha prazo de 10 dias e se encerrava nesta quarta. O prefeito informou que decidiu anular os três decretos em vigor e publicar um novo na tarde de hoje. “É um decreto com medidas restritivas ainda, são menores do que as que estavam acontecendo. É uma análise diária, com base nos números de casos, óbitos e internações. Estamos com a nossa equipe de saúde e epidemiológica acompanhando a situação diariamente”.

O prefeito disse ainda que percebeu uma melhora nos números de transmissão, mas a população permanece com riscos de contaminação.

“Os leitos de UTI estão com menos de 80% de ocupação, houve uma redução desses números, mas não uma queda que permita a gente ficar tranquilo. Ainda temos que seguir todos os protocolos de segurança e ficar em casa o máximo de tempo possível, principalmente das 21h às 07h da manhã”, completou.

 

Confira o vídeo da live do prefeito Arthur Henrique (Vídeo: PMBV)

Leia mais: 

Roraima ultrapassa as 1.200 mortes causadas por covid – Folha de Boa…