Cotidiano

Comissão vai solicitar dados do Exército sobre fronteira

Deputados querem garantir um controle sanitário na fronteira, para minimizar os riscos de entrada do vírus no Estado

Os membros da Comissão de Relações Fronteiriças, da Assembleia Legislativa de Roraima, se reuniram após sessão plenária desta terça-feira (10), e decidiram solicitar dados do Exército Brasileiro referente à situação da fronteira. Uma das preocupações é a entrada do coronavírus no Estado.

A presidente da comissão, Yonny Pedroso (SD), explicou que ofícios serão enviados para o Exército Brasileiro, solicitando informações de quais trabalhos desenvolvidos na fronteira. “Precisamos de dados, e de um balanço de como está a situação da fronteira. Iremos solicitar uma viagem a Brasília para apresentar essas informações, e buscar ajuda para solucionar os problemas.”

Devido à preocupação com o coronavírus, a comissão já solicitou da Secretária Estadual de Saúde (Sesau) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), informações sobre barreiras sanitárias na fronteira, mas ainda não obteve respostas.

O Estado não tem caso confirmado, porém a Comissão Fronteiriça da Assembleia Legislativa está buscando formas de prevenir e informar a população sobre os cuidados. “É um novo vírus, e todos precisam estar informados, moramos em um Estado de fronteira, e isso nos deixa em alerta”, esclareceu a deputada Yonny Pedroso.

A comissão vai convidar o secretário estadual de Saúde para saber quais medidas estão sendo tomadas em relação à prevenção do vírus. Também será proposto pela comissão uma campanha informativa.

Estavam presentes na reunião os deputados Jeferson Alves (PTB), Renan Filho (Republicanos) e Tayla Peres (PRTB).