Cotidiano

Comitiva interministerial é enviada à RR após morte de Yanomami

Anúncio do Ministério dos Povos Indígenas também solicitou que o Ministério da Justiça reforce a investigação do caso por meio da Polícia Federal.

Uma comitiva interministerial será enviada para Roraima após a morte de um homem Yanomami durante um ataque a tiros, que também feriu outros dois indígenas. A principal suspeita é de que garimpeiros foram autores do crime.

O anúncio sobre o envio da comitiva foi publicado nas redes sociais do Ministério dos Povos Indígenas e da ministra Sônia Guajajara neste domingo (30). A visita deste grupo deve “reforçar ainda mais as ações de desintrusão dos criminosos”. A pasta pede ainda que o Ministério da Justiça reforce a investigação do caso por meio da Polícia Federal.

“A situação de invasores na TI Yanomami vem de muitos anos e mesmo com todos os esforços sendo realizados pelo Gov. Federal, ainda faltam muitas ações coordenadas até a retirada de todos os invasores do território. Solicitamos reforço do MJ para investigação da PF sobre este caso”, diz a publicação.

O ataque foi revelado pelo presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Yek’wana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami, nas redes sociais. Ele afirma que garimpeiros armados alvejaram o três indígenas da Comunidade Uxiú.

Os três atingidos foram resgatados pela equipe médica do DSEI Yanomami. O indígena morto pelo ataque foi identificado como Ilson Xirixana, de 36 anos, agente de saúde na comunidade. Ele foi atingido na cabeça.