Cotidiano

Como será a primeira infância nos próximos anos: encontro debate o tema

Nos dias 17 e 18 de maio, 24 cidades Urban95 se reúnem para o 1º evento presencial da Rede 

Com objetivo de debater políticas públicas pensadas para a Primeira Infância, será realizado o 1º Encontro da Rede Urban95, uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer, que visa incluir a perspectiva da primeira infância na gestão das cidades, a partir de ações efetivas que promovam interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos. 

O evento tem apoio da Prefeitura de Boa Vista, CECIP e ICS e está sendo realizado pela Fundação Bernard van Leer e AVSI Brasil. A abertura será realizada no Teatro Municipal, nos dias 17 e 18 de maio, às 9h. 

Os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos das 24 cidades que compõem a Rede poderão trocar experiências e conhecer programas e serviços que deram à Boa Vista o título de Capital da Primeira Infância. 

A programação do primeiro encontro presencial da rede após mais de dois anos de pandemia prevê espaços de troca de experiências e lições aprendidas no processo de priorização das crianças no planejamento urbano que têm acontecido nas 24 cidades. Os representantes da Rede também serão convidados a conhecer serviços e políticas públicas pensadas para a Primeira Infância na cidade, como o Programa Família que Acolhe (FQA), referência nacional em cuidado com gestantes e crianças pequenas. 

As visitas técnicas incluem ainda as instalações do SPA do bebê, espaço de socialização de bebês e cuidadores, intervenções urbanísticas voltadas para a 1ª Infância e programas com uso de tecnologia e análise de dados para promover serviços mais bem distribuídos.