Cotidiano

Comportamento social durante a pandemia é tema de pesquisa

Roraimenses podem auxiliar estudo respondendo questionário

Pesquisadoras da Universidade Federal do Paraná estão realizando uma pesquisa com o objetivo de levantar informações sobre o comportamento da sociedade brasileira e a sua compreensão sobre o impacto das medidas de distanciamento social diante da pandemia da Covid-19.  

Para participar, os roraimenses podem responder um questionário pelo link:

A pesquisa está sendo desenvolvida pelas professoras do Setor de Ciências da Saúde e Grupo de Pesquisa em Sociologia da Saúde UFPR/CNPqDraRubia Carla Formighieri Giordani, DraMilene Zanoni, e a pesquisadora Dra Camila Muhl.

A pesquisadora destaca que a intenção é verificar o nível de conhecimento sobre aCOVID-19 e adesão às medidas de prevenção à infecção devido ao novo coronavírus. “A intenção é compreender como a percepção de risco de exposição ao SARS-CoV-2 afeta a resposta do comportamento social às intervenções não-farmacológicas na comunidade, assim como descrever o comportamento de cuidado adotado na comunidade durante a pandemia”, afirma.

Outro aspecto importante destacado pela professora da UFPR é que o estudo quer avaliar a adesão às medidas de distanciamento social, seus benefícios e dificuldades sentidas pela população do estudo, e também verificar a percepção da comunidade sobre as campanhas de saúde e conteúdos veiculados durante a pandemia.

A coordenadora do estudo salienta ainda que diante da emergência de saúde pública provocada pela pandemia da COVID-19, a qual não se dispõe ainda de vacinas ou tratamentos específicos, são as medidas individuais, domésticas, comunitárias e ambientais que tem sido empregadas na contenção da pandemia.

Destaca que a crise sanitária pela COVID-19 desenha novos cenários de risco no Brasil, mas ainda acentua riscos à saúde derivados de condições pré-existentes,como extrema desigualdade social, habitabilidade precária e falta de saneamento básico. São novos cenários que se sobrepõem aos existentes e afetam a capacidade de resposta do setor saúde à pandemia, capacidade de resposta afetada pelosubfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) aos longos dos últimos anos.

O estudo tem como foco a participação voluntária e sem identificação de pessoas em todo território brasileiro por meio de resposta a questionário eletrônico disponibilizado em uma plataforma pública e compartilhado por meio de redes sociais. “O estudo é transversal, com amostra não probabilística, por voluntariado e com viés de conveniência em meio à população do território brasileiro”, explica a coordenadora da pesquisa.

PARTICIPE DA PESQUISA

Caso tenha interesse, você pode participar usando o link. Você vai demorar entre 4 e 8 minutos.